Evento celebra 15 anos do curso de Radiologia da UFMG

Confira fotos do evento, que marcou a consolidação do curso noturno da unidade.


18 de março de 2025 - , , , ,


A Faculdade de Medicina da UFMG celebrou ontem, 17 de março de 2025, os 15 anos do curso de Radiologia com um evento no Salão Nobre. A celebração, que ocorreu durante a atividade complementar noturna prevista para a data, reuniu a comunidade acadêmica em torno da história e das perspectivas futuras do curso.

Alamanda Kfoury. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

A programação incluiu miniconferências com egressos do curso, que compartilharam suas experiências e trajetórias profissionais, e um encontro com os fundadores da graduação, resgatando o processo de criação e consolidação do curso. Uma conferência especial promoveu um diálogo sobre os desafios e avanços da área. Homenagens e agradecimentos a todos que contribuíram para a construção e fortalecimento do curso ao longo dos anos também fizeram parte da programação

A diretora da Faculdade, Alamanda Kfoury, lembrou a nota cinco obtida pelo curso na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a máxima possível. “Temos muito orgulho desse curso por sua história de luta pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, que muito bem representa os valores de democracia, diversidade e inclusão da Universidade. Ele deu vida ao momento noturno da nossa Faculdade, povoando nossos espaços com estudantes, professores e técnicos”, disse.

Bruno Teixeira. Foto Faculdade de Medicina da UFMG.

O pro-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, abordou dados da expansão universitária, em especial, entre os anos de 2009 e 2012, quando a UFMG expandiu 46% de suas vagas. “Dessas novas vagas, 69% são noturnas. Isso representou uma mudança na Universidade. Hoje, uma a cada três vagas de toda a UFMG são para cursos noturnos. E a Faculdade de Medicina está de parabéns por cumprir esse papel com a excelência que lhe é característica”, afirmou.

Crissia Fontainha. Foto Faculdade de Medicina da UFMG.

Para a atual coordenadora do Colegiado de Graduação do curso, professora Crissia Fontainha, o que marca o momento são histórias ouvidas de alunos e o conceito de universalidade. “Recebemos muitos relatos de pais que incentivaram seus filhos a estudar depois de terem a oportunidade aqui. Estamos em uma busca constante de universalizar os saberes e oportunidades. Esse curso atende demandas da sociedade e nós assumimos diariamente a construção de sua trajetória e afirmamos esse compromisso”, pontuou.

Confira fotos: