Evento de Dia das Mães discutirá o cuidado das mulheres durante a maternidade

Desejos de cuidado e carinho serão temas discutidos no evento de Dia das Mães.


02 de maio de 2023 - ,


A Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG promoverá um evento especial de Dia das Mães na unidade, com o objetivo de trazer à tona discussões que abordem temas importantes na maternidade. Neste ano, o tema a ser discutido será: “E das mães, quem cuida?”, e o evento acontecerá no dia 11 de maio, às 13h, na sala 062.

O objetivo da temática é promover um debate do que acontece na vida de uma mulher depois que ela se torna mãe, e como o fato de ser mulher é deixado de lado, de forma que o único foco passa a ser a maternidade.

Contando com a mediação da diretora e vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury e Cristina Alvim, a roda de conversa trará debates entre alguns profissionais da faculdade, como a servidora técnica administrativa do Crinter, Marcela Dantas; a professora aposentada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Regina; a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Elis Borde e o professor do Departamento de Clínica Médica, Marcus Vinícius Andrade.

Como no último ano, o evento trará diversas mães com o intuito de trazer o tema para a realidade dessas mulheres. Sejam profissionais da faculdade, alunas, ou mulheres da comunidade, a ideia é demonstrar qual a realidade de uma mulher após a maternidade. O evento será aberto a todas as mães da comunidade.

Neste ano, o evento ainda trará depoimentos de algumas mulheres. Para as interessadas, basta compartilhar seus desejos de cuidado e carinho através do e-mail: nossasmaes@gmail.com, até o dia 9 de maio (máximo de 60 palavras), respondendo a seguinte pergunta: “Quais cuidados uma mãe deseja?”.

Os desejos serão compartilhados durante o evento, porém, a identidade de quem enviou será preservada.

No evento do ano passado, a diretoria promoveu uma roda de conversa sobre as diversas faces da maternidade, em que mães da comunidade deram seus relatos, debateram sobre as redes de apoio e pensaram a relação da experiência pessoal e social com o trabalho.

Além da diretora da Faculdade, Alamanda Kfoury, e da vice-diretora, Cristina Alvim, participaram da roda as professoras do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB), Sara de Pinho; do Departamento de Pediatria (PED), Paula Valladares e Fernanda Minafra; a servidora do Departamento Oftalmologia e Otorrinolaringologia (OFT), Paula Hott Lacerda; e a professora da Escola de Enfermagem, Teresa Kurimoto.