Evento debate impacto das transformações urbanas na saúde, a partir de experiências do Brasil, Chile e Colômbia

24 de agosto de 2021 - , , , ,

O Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH-UFMG), junto com a Rede Latino Americana de Saúde Urbana e através do Projeto Saúde Urbana na América Latina (Salurbal), realiza o evento online Diálogos Salurbal “Transformações urbanas, participação e saúde: Aprendizados do Brasil, Chile e Colômbia”, no dia 2 de setembro de 2021, às 15h30h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/Transformaciones-Urbanas.

Um dos objetivos é englobar os olhares de grupos e atores sociais interessados em melhorar a saúde urbana, a equidade em saúde e a sustentabilidade nas cidades. Dessa forma, o evento apresenta resultados de pesquisas com relevância, unindo gestores públicos, sociedade civil e pesquisadores, na perspectiva principal de transformações urbanas nos três países.

O eixo central da programação será sobre os impactos das intervenções em vilas, favelas e assentamentos precários na saúde das pessoas que vivem nesses locais. Por isso, o evento inclui a apresentação do projeto Salurbal; das intervenções e respectivos projetos de avaliação; experiências de moradoras e moradores em relação às transformações; e as experiências dos órgãos responsáveis pela implementação. A programação completa será publicada em breve no site e enviada aos inscritos. Durante sua realização, haverá tradução simultânea para espanhol e português.

Realização

Esse evento é uma articulação entre a equipe OSUBH-UFMG, que está aninhado na Faculdade de Medicina da UFMG; RUCAS da Universidad Católica de Chile e TrUST da Universidad de los Andes, Colômbia.

Ele faz parte da série “Diálogos Salurbal”, que apresenta pesquisas e evidências relevantes para políticas públicas em questões críticas de saúde urbana na América Latina. Para mais informações sobre esta série e o projeto, visite: drexel.edu/lac/salurbal.

A Rede Latino‐Americana de Saúde Urbana é constituída por mais de 50 pesquisadores distribuídos em 11 países das Américas e Caribe. Entre as iniciativas está o Projeto Salurbal, financiado pela fundação Wellcome Trust, que desde 2017 conta com a colaboração de 16 instituições de ensino e pesquisa em 11 países da América Latina, com objetivo de produzir conhecimento por meio da pesquisa, para ampliar a informação que possibilite a formulação de intervenções que melhorem a saúde e a equidade em saúde nas cidades latino‐americanas. No Brasil, o grupo inclui pesquisadoras e pesquisadores de seis renomadas instituições de pesquisa, quais sejam, UFMG, USP, Fiocruz Rio de Janeiro, Fiocruz Bahia, UFOP e UFMT.

Mais informação sobre cada uma das intervenções e dos estudos de avaliação em andamento pode ser encontrada clicando aqui.