Evento debate sobre mentoria entre pares e apresenta grupo de estudos da Faculdade voltado ao tema

22 de setembro de 2022 - , , ,

O Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade de Medicina da UFMG promove o quinto simpósio do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Ensino de Medicina (GEDAAM) no próximo sábado, 24 de setembro, das 8h às 12h, na sala 62 da Instituição. Com o tema “Aprendendo a aprender”, o evento tem o objetivo de apresentar o GEDAAM aos estudantes, principalmente aqueles matriculados no curso de Medicina, e convidá-los a integrar o grupo. Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 23, pela Sympla (acesse aqui).

A professora do MPS e coordenadora do Grupo, Graziella Lage Oliveira, destaca que esse é um evento promovido pelos alunos para os alunos. E as palestras contribuem para a melhor percepção do potencial deste tipo de iniciativa como o GEDAAM “para a formação médica e humana dos estudantes”, trabalhando questões como “o perfeccionismo, tão visto nesse grupo, a importância da oratória e abordagem dos aspectos de saúde mental”.

“Já conseguimos demonstrar por artigos a importância da mentoria entre pares não apenas na percepção de suporte social, mas também na percepção que o estudante de medicina tem do seu curso”, afirma Graziella Lage. “Estudantes que participam mais tempo do GEDAAM tendem a ser mais críticos e desenvolver melhor suas atividades acadêmicas. O impacto de uma melhor percepção de suporte social pode ser visto como um importante fator de proteção para problemas de saúde mental”, acrescenta.

Confira a programação do V Simpósio no Instagram do GEDAAM (clique aqui).

GEDAAM

O grupo, composto por vários subgrupos de cerca de 10 integrantes, é uma iniciativa criada e desenvolvida por alunos e para alunos da Faculdade de Medicina, com atuação desde 2013. Ele tem o objetivo de discutir o ensino de medicina e proporcionar espaço para o compartilhamento de experiências e estratégias que contribuam com o estudo dos colegas, em um ambiente de coletividade. A participação no Gedaam é atividade geradora de créditos.

Mais informações neste link.