Evento discute diagnóstico e tratamento de câncer de mama

Evento será no dia 29 de novembro na Faculdade de Medicina

13 de novembro de 2019 -

A Faculdade de Medicina receberá o 2º Simpósio de Radiologia, que discutirá técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como a situação do controle de qualidade em mamografia em Minas Gerais. O evento será no dia 29 de novembro, das 18 às 22h, no salão nobre da Faculdade.

O Simpósio é organizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG e o Diretório Acadêmico Marie Curie. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Essa é uma oportunidade para alunos se desenvolverem no tema do câncer de mama. “Ele dará base para alunos atuais e futuros sobre o tema e nos ajuda a reafirmarmos como tecnólogos. Além disso, para alunos que não ainda fizeram o curso de mamografia, o Simpósio pode gerar o interesse”, diz Guilherme Cavalcante, aluno e vice-presidente do Diretório Acadêmico Marie Curie (DAMC).

O professor Lucas Paixão, do Departamento de Anatomia e Imagem, um dos organizadores do evento, aponta a integração dos alunos como avanço. “O Simpósio surgiu por iniciativa dos alunos e busca trazer atualidades e facilitar a escolha deles sobre qual caminho seguir. Além disso, é aberto para o público e busca a integração com a sociedade”, afirma.

Na programação, destaques para diagnóstico, controle de qualidade de imagem em mamografia e perspectivas do tratamento do câncer de mama. “Nosso maior desafio é o atraso. Por exemplo, nossa legislação sanitária é de 1998 e não aborda a mamografia digital. Outro ponto é a distribuição dos equipamentos, já que não há a mesma quantidade no interior”, opina Lucas.

2º Simpósio de Radiologia – Diagnóstico e tratamento do câncer e mama
: 29 de novembro