Evento discutirá ensino-aprendizagem na graduação

Iniciativa acontecerá duas vezes ao ano.

28 de março de 2022 - , , , ,

No próximo dia 30 de março, de 14h às 15h30, acontecerá o primeiro evento dos “Seminários Integração Docente”, do ano letivo de 2022, como previsto no calendário escolar da UFMG. O evento, com o tema “Integração Docente e os processos de ensino-aprendizagem na graduação”, será virtual e a transmissão será pelo canal do YouTube do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Além da presença da reitora e do vice-reitor da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida e Alessandro Moreira, e do pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, a programação contará com quatro professoras da UFMG. Andrea Motta tratará da avaliação e monitoramento do Ensino Híbrido Emergencial (EHE) e Cristina Alvim falará da avaliação do ensino da graduação em Medicina na pandemia do Covid 19. Já as professoras Sônia Caldas e Fabiane Ferreira, falarão da experiência do ensino de graduação em Jornalismo e do projeto de aprimoramento docente e discente no departamento de Fisioterapia.

Os Seminários, que começaram em maio de 2021, acontecerão duas vezes por ano, na primeira semana de cada período letivo. O próximo está marcado para 24 de agosto. A proposta é que o evento seja um espaço de visibilidade das experiências já existentes, assim como de fortalecimento da cultura acadêmica dedicada ao ensino no dia a dia da universidade com vista ao seu contínuo aprimoramento.

Construção

Durante a pandemia do Covid 19, o ensino de graduação na UFMG foi desenvolvido por meio do uso de tecnologias digitais na mediação dos processos de ensino-aprendizagem e formalizado em regimes de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e EHE. Essa condição levou a uma intensa articulação entre docentes e estudantes nas diferentes esferas administrativas, dos espaços colegiados do nível central ao nível da sala de aula, em prol do estabelecimento de uma proposta de ensino pautada pela segurança, qualidade e equidade.

A mobilização da comunidade acadêmica em torno de processos formativos para apropriação das tecnologias foi intensa e ocorreu por meio do programa integração docente, assim como a multiplicação desses processos em cada unidade por colaboração entre pares.

Esse movimento tem sido contínuo e mobilizado grupos de docentes e discentes, assim como instâncias locais em torno de um acompanhamento e formação coletiva permanente para aprimorar o ensino de graduação.

Nessa direção, a UFMG assumiu, desde maio de 2021, no calendário escolar, os Seminários Integração Docente. O objetivo é que sejam instituídos, em cada período letivo, momentos para fortalecer a cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e TAEs nas estruturas já existentes (Departamento, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante e outros setores) ou criando outras organizações que sejam potenciais para o aprimoramento do ensino de graduação.

Comunicação da Prograd/UFMG