Evento on-line promovido nesta quarta, 22, abordará ambientes virtuais de aprendizagem

22 de agosto de 2022 - ,

Imagem: Divulgação/CAED.

Na próxima quarta, 24 de agosto, às 14 horas, acontecerá o Seminário Integração Docente “Boas práticas em ambientes virtuais e uso de parâmetros curingas em questionários do Moodle”, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd. O evento, on-line, será transmitido pelo canal do YouTube do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Haverá tradução em Libras.

“A partir do ano letivo de 2021, o CEPE aprovou a inclusão, no Calendário Escolar da UFMG, de uma data no início de cada período letivo para realização do Seminário Integração Docente, demarcando um espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino, indo além do Ensino Remoto Emergencial, que foi a motivação inicial para criação do programa de mesmo nome”, destaca o pró-reitor de graduação.

Esse seminário tem o objetivo de discutir as boas práticas em ambientes virtuais de aprendizagem tendo como principais ambientes o diário eletrônico e o moodle.

“As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – a plataforma Moodle na UFMG – permitiu desenvolver uma educação colaborativa e estimular a interação entre professores e alunos tanto no ensino presencial, semipresencial e a distância”, explica Vilma Macagnan, diretora do Caed.

A abertura do evento contará com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, do pró-reitor de graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, da diretora do Giz, Bréscia Nonato.

As apresentações serão realizadas por três convidados: Ramiro Barboza Oliveira, técnico em assuntos educacionais do Caed, que falará do Moodle e suas possibilidades de uso, Leonardo Freitas, analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que abordará as boas práticas no uso do Moodle, e o professor Gláuber Carvalho Dorsch, do Departamento de Física, que explicará a configuração de parâmetros curinga em questionários do Moodle. A mediação será realizada pelo técnico em assuntos educacionais do Giz, Marcos Vinícius Tarquínio.

Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed)