Evento online discute acessibilidade e inclusão no ensino superior

30 de agosto de 2021 - , , , , , , , ,

O próximo Fórum online do Programa Integração Docente, que acontecerá no dia 1° de setembro, das 14 às 15h30, abordará a temática Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior. A transmissão do evento será pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac) e haverá tradução em Libras.

O evento, que já está na 23ª edição, faz parte de um ciclo de três Fóruns, oganizados por grupos de trabalho (GTs), instituídos dentro do Integração Docente para essa etapa, e que contam com representantes dos setores envolvidos no programa: Diretoria de Inovação e Metologias de Ensino da pró-reitoria de Graduação (GIZ), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

“O acesso do estudante com deficiência ao ensino superior vem crescendo significativamente e, embora ainda não encontre ambientes e currículos totalmente inclusivos, diversas ações e políticas públicas vêm sendo implementadas para garantir a permanência e a qualidade de sua formação”

explica Márcia Duarte, assessora pedagógica do Caed e membro do GT responsável pela organização desse Fórum

Priscila Alves de Vasconcelos, também do GT e técnica em assuntos educacionais do NAI, conta que “em função da pandemia provocada pela COVID-19, as práticas de ensino foram reorganizadas e novas ações foram necessárias para atender às demandas de acessibilidade e inclusão dos estudantes com deficiência”.

Diante desse cenário, o fórum pretende apresentar vários olhares sobre a questão e oferecer à comunidade acadêmica um espaço para debate. Os convidados vão apresentar brevemente o histórico da inclusão deste público no ensino superior, a experiência dos discentes com deficiência e as ações da UFMG para a promoção da acessibilidade e inclusão.

O evento

O Fórum será aberto pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e contará com a presença de três convidados. O professor Leonardo Cabral, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), falará sobre acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro. Ele abordará questões como: Quando foi possível o ingresso das pessoas com deficiência no ensino superior? Que políticas favoreceram o acesso? Quais condições estão contempladas no grupo das pessoas com deficiência? Como e stá a acessibilidade no contexto de pandemia?

Gabrielle Moraes Lopes, do Movimento Universitário de Inclusão (MUDI), tratará da experiência dos estudantes com deficiência na UFMG, o ingresso, as demandas para permanência e o apoio da instituição: pontos positivos e negativos.

Já a professora Rosana Passos, diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), apresentará as políticas de promoção à acessibilidade e inclusão na UFMG: o papel do Núcleo e de parceiros, recursos de acessibilidade na Universidade e onde buscar apoio.

Grupos de trabalho

Nessa etapa, cada GT, três no total, ficou responsável por um evento e por abordar uma temática: Tecnologias no ensino, Avaliação e Acessibilidade e Inclusão. Os assuntos foram escolhidos por terem aparecido de forma recorrente na avaliação do Programa, realizada pela comunidade da UFMG, sendo identificados como temáticas mobilizadoras, no atual contexto. O primeiro aconteceu no dia 11 de agosto e o último da série, que tratará do tema Avaliação, está previsto para o dia 24 de novembro.

Além desse ciclo, ainda ocorreram outros dois Fóruns, nos dias 21 de julho e 25 de agosto, para discutir a retomada gradual das atividades presenciais nos cursos de graduação da UFMG.

Os Fóruns ficam gravados e são disponibilizados no canal do YouTube da Cac e no site do Integração.

(Comunicação da Prograd)