Acesso interno

Evento virtual comemora um ano do TelePAN Saúde


09 de abril de 2021 - , ,


O TelePAN Saúde, projeto da Faculdade de Medicina da UFMG que realiza teleconsultas em saúde mental, completa um ano neste mês de abril. Para marcar esse primeiro ano de atendimento gratuito aos profissionais da saúde na linha de frente, o projeto promove seminário online sobre saúde mental na pandemia na nesta segunda-feira, 12 de abril, às 15h.

O evento é aberto a todos os interessados e ocorre por meio do canal do OSAT no YouTube. O seminário será ministrado pelo psiquiatra, professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Jackson Sampaio. Jackson é especialista em pesquisas na área de saúde mental e trabalho.

Durante um ano de atuação, o TelePAN Saúde registrou 434 cadastros em busca de ajuda, o que representa milhares de atendimentos e procedimentos individualizados ou em grupo ao longo de 2020.

“A avaliação deste primeiro ano é muito positiva para toda equipe, tanto para os mais de mil profissionais voluntários, como para os discentes extensionistas e toda a coordenação do projeto”

afirma o coordenador do projeto e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Helian Nunes de Oliveira.

Expansão

Além do atendimento ofertado gratuitamente aos profissionais de saúde, o projeto criou grupos de estudos específicos voltados para discussão e aprimoramento profissional nos temas relacionados ao sofrimento mental na pandemia.

“A pandemia trouxe um triste cenário para o país e para o mundo. Entretanto, atividades e projetos solidários, informados por boas evidências científicas, podem ajudar muito neste momento”, afirma o professor.

O TelePAN também iniciou atendimentos pessoas enlutados com as perdas na pandemia e grupos de trabalhadores mais vulneráveis, através do Programa de Extensão Participa UFMG. Esse programa é destinado aos trabalhadores da mineração que foram atingidos pela tragédia de Mariana-MG.

De acordo com o coordenador do projeto, a perpectiva é que o projeto prossiga com os atendimentos nos próximos anos, mesmo com após o arrefecimento da pandemia.

“Entendemos que, infelizmente, teremos trabalhadores em sofrimento mental e com sequelas mesmo após esse pior momento, acompanhados de uma dificuldade de acesso a um primeiro acolhimento para alívio, avaliação, orientação e cuidados mais sistematizados”

Conclui Helian Nunes

Seminário online
Saúde mental na pandemia
Data:
12/04
Horário: 15h
Local: Canal do OSAT no YouTube