Expectativa da volta às aulas presenciais mobiliza alunos e professores

Confira a programação das recepções presenciais para calouros e alunos que ingressaram durante o ERE e o EHE.


24 de março de 2022 - , , , ,


Após dois anos de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Ensino Híbrido Emergencial (EHE), na próxima segunda-feira, 28 de março, a UFMG retoma com mais aulas presenciais no semestre letivo 2022/1, que inicia no dia 26 . O avanço está em acordo com a Etapa 3 do “Plano para o retorno presencial na Universidade Federal de Minas Gerais”. Na Faculdade de Medicina, alunos e professores vivem a expectativa da volta ao contato presencial no campus Saúde, tão importante na experiência universitária.

A caloura Lara Suguinoshita, aprovada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2022 para Medicina, vive essa ansiedade com um misto de sensações. “Ao mesmo tempo que vem aquela preocupação relacionada à rotina pesada e à dedicação exigida pela densidade que a Faculdade de Medicina tem, vem também a vontade de começar logo a realizar esse sonho e conhecer melhor a Faculdade, os professores, veteranos e colegas de sala”, conta. 

“Mal vejo a hora de, de fato, fazer parte de tudo isso!”

Lara Suguinoshita – caloura 2022

Outro calouro aprovado no SISU é Gabriel Sampaio, que apesar de não ser uma pessoa habitualmente ansiosa, se diz empolgado com o contato presencial. “Não sou uma pessoa ansiosa, mas estou bem empolgado para descobrir essa nova fase da vida. Será ainda mais desafiador, pois sou de São Paulo e precisarei me adaptar ao novo ambiente”, pontua. 

A Faculdade de Medicina mantém um site com informações voltadas para calouros, com orientações sobre acesso ao prédio, uso da Biblioteca, apoio psicopedagógico, assistência estudantil, entre outras. Clique aqui e acesse.

“Em relação às expectativas, elas são grandes, assim como a UFMG é em todos os sentidos.”  

Gabriel Sampaio – calouro 2022

Nos últimos dois anos, apenas alunos em realização de estágios ou em aulas práticas de algumas disciplinas participaram de atividades didáticas presenciais, seguindo as normas de combate à covid-19. Dessa forma, os estudantes dos semestres iniciais dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia vão, enfim, viver seus primeiros momentos no campus Saúde. 

É o caso de Vítor Fortunato, aluno que vai para o 3º período de Medicina neste semestre e que, até então, havia estudado nos modelos ERE e EHE. “Como aluno do terceiro período, sinto que o retorno às atividades presenciais será uma experiência singular, única. Se por um lado já completamos dois períodos do curso e já quebramos o gelo inicial de sermos calouros, por outro lado, a maioria de nós ainda nem pisou no campus”, comenta. 

O cenário da pandemia trouxe uma situação inédita no contexto das graduações na Faculdade de Medicina, que não oferece cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). Porém, Vítor avalia a experiência de forma positiva. “A pandemia trouxe essa situação inédita de conhecer pessoalmente os colegas depois de um ano de intenso contato pelo ensino remoto. É como se fôssemos nos ‘reconhecer’. Quanto ao ERE implementado pela UFMG, acredito que aconteceu de uma forma muito eficiente, com muita sensibilidade por parte dos professores”, completa. 

“Após esse momento difícil, a expectativa para os próximos semestres presenciais é a melhor possível!”

Vítor Fortunato – Estudante do terceiro período de Medicina

Mas não é apenas entre alunos que o início do primeiro semestre letivo após a vigência do ERE e EHE mobiliza novos afetos. Para a professora do Departamento de Anatomia e Imagem, Sandra Dumont, o contato com os estudantes é muito aguardado, após os desafios do distanciamento causado pela pandemia. “A UFMG mobilizou sua comunidade acadêmica para o ERE. Foi o empenho e dedicação de professores, alunos, técnicos administrativos que nos permitiu avançar, mesmo diante de tamanho problema. 

Neste momento, nos preparamos para mais um passo no enfrentamento a pandemia: nos reencontrarmos presencialmente. O que era rotina pré-pandemia, será uma novidade, principalmente para muitos alunos que ainda não tiveram a oportunidade de estar presencialmente na Faculdade de Medicina”, observa. 

“O retorno presencial às nossas atividades didáticas está sendo aguardado com muita ansiedade por nós professores e com responsabilidade caminharmos juntos, professores e alunos, para vivermos novas experiências e trabalharmos em equipe. Será muito bom rever todos vocês!”

Sandra Dumont – professora do Departamento de Anatomia e Imagem

Neste contexto, a Faculdade volta a promover a recepção de calouros em formato presencial, após dois anos de recepções remotas. Os cursos de graduação em Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia terão programação específica voltada para os estudantes. Algumas atividades incluem também alunos que ingressaram nos semestres de ERE e EHE.

A programação da recepção inclui informações sobre o funcionamento dos setores administrativos, visita pelo campus Saúde, introdução à estrutura organizacional, entre outras ações. Confira a programação:

Medicina

O acolhimento se estende para os alunos dos quatro primeiros semestres, com presença de representante docente do período de cada turma, representante da Escuta Acadêmica, representante da Diretoria, representante do Colegiado e representante do DAAB. 

Fonoaudiologia

Tecnologia em Radiologia

Além dos calouros, a programação preparada pelo Colegiado de Tecnologia em Radiologia se estende para todos os alunos do curso, em especial àqueles que entraram durante a vigência do ERE e do EHE.

UFMG

Os calouros também poderão participar de atividades presenciais promovidas pela Reitoria da UFMG. A “Semana de Acolhimento da Nossa UFMG 2022/1” vai do dia 28 de março até 1º de abril e abordará temas como protocolos de prevenção à covid-19, estrutura de atendimentos aos alunos de graduação, políticas de assistência estudantil, pesquisa, extensão, mobilidade acadêmica e iniciativas de promoção à saúde mental. 

Saiba mais:


* Atualizada em 25 de março