Exposição no Hall da Faculdade retrata a arte, o corpo e o comer

09 de novembro de 2022 - , ,

Entre os dias 10 e 16 de novembro, o hall de entrada da Faculdade de Medicina recebe a exposição “A arte, o corpo e o comer”. A exposição é composta por livros e imagens do acervo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor), que foram selecionados para propor uma reflexão sobre as relações do corpo e da alimentação com a existência e a individualidade.

A abertura será marcada com apresentação da banda Psicose, entre 12h e 12h30, na rotatória em frente a entrada da Faculdade.

Ao longo do período, haverão atividades interativas no local, como pintura de pratos de comida ideal e a escolha da silhueta/representação da imagem corporal ideal. Participarão integrantes da Escola de Belas Artes da UFMG, nutricionistas (doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto), médicos, professores e alunos da graduação do curso de Medicina.

A exposição nasce do trabalho do projeto de extensão NutriArte. Alunos e professores se debruçaram sobre o acervo do Cememor e selecionaram as obras, que abordam a estética e os padrões do corpo humano. “Durante esse processo, destacou-se a forma como a nutrição era descrita nos textos sobre eugenia e higiene social”, aponta a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade e coordenadora da ação, Luciana Diniz Silva.

“Os eugenistas apropriaram-se de ideias desvirtuadas de ciência para traçar regras de conduta, as quais se expandiram para o universo da alimentação, nutrição e imagem corporal”.

Imagem que compõe exposição. Imagem: Acervo/Cememor.

No dia 10 de novembro ocorre a campanha global nutritionDay, iniciativa que visa a conscientização sobre a desnutrição associada à doença nas instituições de saúde e a melhora da qualidade dos cuidados nutricionais.

A exposição foi preparada pela equipe: professora Luciana Diniz Silva (coordenadora), Luiz Gustavo Jabour (graduando), professor Eugênio Paccelli Horta (Escola de Belas Artes), Aline Marcos Pires (pós-graduanda), professor Luciano Amedee Filho (Cememor), Raisa Mendes de Souza (Cememor) e Ethel Cuperschmid (Cememor).