Exposição retrata em fotos a vida na área hospitalar

14 de maio de 2018

Exposição faz parte da 16º Semana de Museus. Foto: Carol Morena

Paisagens, personagens, movimentos, hábitos, invisibilidades e surpresas compõem a exposição fotográfica “Nós outros”, apresentada pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) de 14 a 18 de maio, no saguão da Unidade.

A exposição tem curadoria dos estudantes de Museologia e estagiários do Cememor, Alexandre Guilherme de Menezes e Flavia Skau. Segundo Alexandre, as fotos são parte de um estudo maior realizado pelos estudantes que objetiva entender a forma como as pessoas experienciam a região. “As pessoas fazem seus caminhos diariamente passando por aqui, descem do ônibus, trabalham, vão almoçar. No meio dessa rotina deixam passar muitos detalhes dessa ‘vida’ existente na região”, completa Flávia.

“Além da forma como quem está aqui dentro vivencia a região, também há a forma como as pessoas de fora, comerciantes, transeuntes, experienciam esse lugar”, conta Alexandre. “Às vezes uma pessoa deitada na calçada e que pode ser vista como moradora de rua, não passa de um acompanhante de alguém doente que não teve onde ficar”, acredita.

A exposição continua no Corredor da Memória, no térreo da Faculdade, nas semanas seguintes. O evento faz parte da 16ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Semana Nacional de Museus
Mais de mil museus em todo o país participam da semana, de
14 a 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. A programação inclui atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes entre outras ações.