Faculdade assina convênio para implementação do Internato Rural em Pains
13 de dezembro de 2018
Além das 33 cidades do interior, a disciplina Internato em Saúde Coletiva, conhecida como Internato Rural, terá atuação em mais um município mineiro. Na última semana, a Faculdade de Medicina da UFMG assinou convênio com a prefeitura de Pains, cidade da região Centro-Oeste de Minas, para levar as atividades da disciplina prática para o município.

Prefeito Marco Aurélio e o Diretor da Faculdade de Medicina professor Humberto José Alves (direita). Foto: Prefeitura de Pains
O Internato Rural, que completa 40 anos, é uma disciplina obrigatória do curso de medicina, ministrada no 11º período. Os alunos são enviados para cidades do interior para que possam desenvolver a relação entre medicina e sociedade, vinculando o ensino acadêmico aos serviços públicos de atenção médica.
O convênio firmado com o prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo Gomes, visa estabelecer as condições para propiciar a disciplina na cidade, como hospedagem, alimentação e bolsas aos estagiários.
No município, os alunos irão exercer, nas unidades de saúde locais, atividades de cuidados primários como consultas, investigação epidemiológica, administração dos serviços de saúde, entre outras ações, que são orientadas pelos professores da Faculdade. De acordo com a prefeitura, o convênio é uma aspiração antiga da população.
Com assessoria de comunicação da prefeitura de Pains.