Faculdade convida alunos a participarem de pesquisa sobre aborto legal e objeção de consciência
14 de maio de 2025
A Faculdade de Medicina da UFMG, convida os alunos a participarem de uma pesquisa quanto ao aborto induzido previsto na lei e à objeção de consciência. Os interessados devem preencher um questionário online, composto por perguntas relacionadas ao conhecimento da legislação que abrange o aborto.
A pesquisa tem como objetivo principal avaliar a posição dos estudantes de medicina quanto à objeção de consciência e ao aborto. Além de também investigar possíveis associações entre especialidades médicas, período do curso, religião e sexo biológico que podem influenciar nos posicionamentos sobre o assunto.
Os dados informados vão ser tratados de maneira confidencial e serão utilizados, exclusivamente, para propósitos acadêmicos, mantendo-se em sigilo e sem qualquer identificação pessoal. Os resultados serão apresentados de maneira coletiva, impossibilitando a identificação individual dos participantes.
Em caso de dúvida ou mais informações sobre a pesquisa, entre em contato com o pesquisador responsável através dos seguintes meios: Marcelo Henrique Mamede Lewer; E-mail: mamede@ufmg.br; Telefone: 31 3409 9802 ou no Conselho de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha – Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901 – Unidade Administrativa II – 2º Andar – Sala: 2005; Telefone: (031) 3409-4592 – E-mail: coep@prpq.ufmg.br.