Faculdade de Medicina da UFMG recebe o 5º Congresso de Fonoaudiologia

Evento teve como tema “Inclusão, Acessibilidade e Interseccionalidade na Saúde”.


23 de maio de 2025 - ,


Foto: Presidente do Congresso, Professor Ualisson Nogueira

Ontem, 23 de maio, foi realizada a abertura do 5º Congresso de Fonoaudiologia na Faculdade de Medicina da UFMG. Com o tema “Inclusão, Acessibilidade e Interseccionalidade na Saúde”, o evento tem como objetivo promover uma atualização científica e profissional na área de Fonoaudiologia, além de estimular reflexões e o desenvolvimento de estruturas mais justas na saúde e na educação, capazes de lidar com a complexidade do mundo, das pessoas e das experiências humanas.

A cerimônia de abertura ocorreu no final da tarde, no Salão Nobre da Faculdade, e contou com a presença de diversas autoridades que compuseram a mesa: representando a reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida, esteve presente a diretora da Faculdade de Medicina, professora Alamanda Kfoury Pereira; a coordenadora do Colegiado de Fonoaudiologia, professora Aline Mansueto Mourão; a chefe do Departamento de Fonoaudiologia, professora Andréa Rodrigues Motta; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas, professora Patrícia Cotta Mancini; o presidente do 5º Congresso de Fonoaudiologia, professor Ualisson Nogueira do Nascimento; a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Fabiana Maria Kakehasi; e a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região, fonoaudióloga Débora Rossi.

Após a composição da mesa, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela cantora lírica e egressa da Faculdade de Medicina, fonoaudióloga Clara Guzela, com interpretação em Libras feita pela também ex-aluna, fonoaudióloga Raquel Santos.

O público presente também pôde apreciar uma emocionante apresentação do coral de pacientes laringectomizados totais, formado por integrantes do Hospital da Baleia, do Instituto Mário Penna e do Hospital das Clínicas da UFMG. A programação cultural foi complementada pela apresentação de dança de Fernanda Jorge Maciel, egressa do curso de Fonoaudiologia da UFMG e bailarina da Companhia de Dança Kinésis.

Durante seu discurso, o presidente da comissão organizadora, professor Ualisson Nogueira, destacou a importância do congresso não apenas como espaço de atualização científica e profissional, mas também como um ambiente para refletir e propor ações de enfrentamento às estruturas sociais que sustentam desigualdades e iniquidades na saúde e na educação.

A diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury Pereira, iniciou sua fala parabenizando o Departamento e o curso de Fonoaudiologia, que celebram, neste ano, seu jubileu de prata, com 25 anos de existência. Ela também reforçou a relevância do tema do congresso, destacando que ele remete à saúde como um direito, à saúde integral e ao trabalho multiprofissional: “Nos remete à busca de uma sociedade mais equânime, em que haja acesso à saúde para todos”, enfatizou.

Para encerrar o primeiro dia de atividades, foi realizada a palestra magna “Comunicação Consciente”, ministrada pela Dra. Mara Behlau, fonoaudióloga especialista em voz, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp-EPM, pós-doutora pela University of California, San Francisco, diretora do Centro de Estudos da Voz (CEV) e professora associada do Insper.

O 5° Congresso de Fonoaudiologia da UFMG segue até sexta feira, dia 24 de maio, com uma programação que inclui palestras e oficinas. Confira a programação completa.

Galeria