Faculdade de Medicina recebe V Congresso Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente


26 de julho de 2018


Participam do congresso estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área da saúde. Foto: Carol Morena.

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, até 28 de julho, o “V Congresso Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente”. A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de julho, no Salão Nobre da Unidade. Participam do encontro estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área da saúde.

Segundo a professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade e uma das coordenadoras do evento, Erika Parlato-Oliveira, o congresso dá ênfase na parte transdisciplinar. “Uma forma de destacar este encontro que reúne diferentes profissionais com enfoques e perspectivas distintas sobre o recorte que propõe nosso Congresso”, explicou.

Durante a abertura, a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, parabenizou a iniciativa do evento e a resiliência em fazer ciência no Brasil. Para Alamanda, a transdiciplinaridade, tema do congresso, é mais do que uma soma de saberes. “É uma prática integrativa e colaborativa de saberes produzidos, uma organização de conhecimento inovador e transformador de realidade”, destacou.

Alamanda Kfoury, Erika Parlato-Oliveira e Christian Hoffmann durante abertura do V Congresso Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente. Foto: Carol Morena.

Logo em seguida, teve início a conferência “Os itinerários de adolescentes em sofrimento psíquico: desafio diagnóstico para a Psicanálise”, ministrada pelo presidente da Escola de Doutorado em Estudos Psicanalíticos da Université Paris Diderot, Christian Hoffmann.

Além dos cursos, a programação conta com apresentações temáticas, mesas-redondas para a apresentação oral dos trabalhos aprovados e apresentação de trabalhos em pôster. As atividades têm tradução em português, francês e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confira a programação completa.

Congresso
Por ser transdisciplinar, a programação do Congresso busca envolver profissionais de diversas áreas, como saúde, psicologia, antropologia, educação, história, sociologia, assistência social, direito e gestão pública, além de demais interessados.

O Congresso é realizado pelo Instituto Langage em parceria com a Universidade Paris VII, o Hospital Pitié Salpêtrière e a Faculdade de Medicina da UFMG.

Mais informações na página do evento.