Faculdade de Medicina e Caed ofertam disciplina sobre pesquisa e ensino na área de saúde
Inscrições acontecem no dia 5 de março.
28 de fevereiro de 2020 - Caed, disciplina isolada
Interessados em temas como pesquisa e método de ensino poderão ampliar seus conhecimentos cursando a disciplina isolada Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde, ofertada pela Faculdade de Medicina da UFMG em parceira com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG). O curso é oferecido na modalidade a distância, entre março e maio de 2020.
Ministrado pelo professor Cássio Ibiapina, do departamento de Pediatria, a disciplina terá carga horária de 45 horas e abordará as estratégias de ensino e de formação em ciências médicas e da saúde, visando estimular o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa de metodologias pedagógicas para a área.
Questões como raciocínio clínico, reflexão estruturada, estudos de casos, synapse-based learning e outros que constam no programa da disciplina, serão discutidos por meio de artigos científicos, estudos de caso e vídeo aulas, que incluirão, ainda, os registros das apresentações feitas, em formato Ted Talks, durante o encontro presencial da primeira oferta, realizado em junho do ano passado. “A nossa primeira experiência foi muito positiva. Numa consulta aos estudantes, obtivemos cerca de 90% de aprovação”, revela Cássio.
As atividades serão encerradas no dia 30 de maio, sábado, durante o único encontro presencial da disciplina, durante o qual serão apresentados seminários sobre os principais pontos debatidos ao longo das 12 semanas de curso.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas no dia 5 de março, exclusivamente on-line. Todos os interessados nos temas da disciplina poderão se inscrever, respeitando o limite de vagas disponibilizadas.
Não há outros pré-requisitos para a participação, mas os inscritos deverão ler artigos em língua inglesa e ter entre duas e três horas semanais para se dedicar às atividades, que serão sediados na plataforma Caed Virtual, mantida pelo Caed. “É muito importante que o aluno se planeje para acessar a plataforma e acompanhar os debates, tanto para a qualidade do curso quanto para a sua formação. Na última turma, cerca de 20% dos estudantes foram reprovados por não terem tido esse cuidado”, alerta o professor.
Método inovador
A ideia para a estrutura da disciplina surgiu quando o docente frequentou o curso Principles and Practice of Clinical Research, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Harvard. A metodologia, que propõe a apresentação de definições científicas a partir de histórias fictícias, foi a base para o escopo do curso.
Em cada semana, os alunos vão acompanhar, junto do conteúdo teórico das videoaulas e artigos, pequenas narrativas sobre personagens e seus encontros pela região metropolitana de BH. “A discussão nos fóruns será baseada nos estudos de caso, que são apresentados numa narrativa cotidiana, a partir da qual são introduzidos conceitos de uma forma mais leve, para entreter e descansar o aluno de temas um pouco pesados”, explica o professor.
(Comunicação Caed/UFMG)