Medicina elabora nota técnica sobre exames de identificação de covid-19


10 de abril de 2020 - , , ,


Foto: Pixabay

Diante da importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, professores do Departamento de Propedêutica da Faculdade de Medicina da UFMG (PRO) elaboraram uma nota técnica para orientar a população e os profissionais de saúde sobre quem e quando testar, as amostras biológicas adequadas para análise, o alcance e as limitações dos exames disponíveis no momento.

De acordo com a chefe do PRO, professora Sandra Guerra Xavier, “é necessária a utilização criteriosa dos testes, a fim de evitar estratégias que podem não contribuir para o diagnóstico e acompanhamento dos casos, e para o mapeamento epidemiológico, além de onerar o sistema de saúde em um momento já crítico”.

A nota técnica “Estratégias laboratoriais para identificação da infecção pelo novo coronavírus” está publicada no site medicina.ufmg.br/coronavirus, onde a Faculdade reúne informações sobre a covid-19 e apresenta suas ações diante da pandemia.

Ao acessar o documento, elaborado a partir recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e de órgãos reguladores estaduais, pode-se conferir quais são os testes disponíveis quanto à metodologia e à aplicabilidade em diferentes momentos da evolução da doença, qual é o teste de escolha para o diagnóstico da infecção, os tipos de amostra e os cuidados para a coleta de cada uma, para onde encaminhar as amostras e o que fazer em casos suspeitos que não foram detectados pelos exames.

A nota técnica debate, ainda, sobre os testes imunológicos que chegaram no mercado como alternativa para suprir a demanda de exames para o diagnóstico da covid-19, apresentando as diferentes metodologias, bem como vantagens e limitações.

“Neste momento, de grande pressão para a realização de exames e com vários kits sendo liberados pela Anvisa, é fundamental que os laboratórios validem os testes antes de disponibilizá-los à sociedade e assegurem o controle da qualidade das reações”

Professora Luciana de Gouvêa Viana, sub-chefe do PRO

A equipe responsável pela elaboração do documento é composta pelos professores Fabiano de Almeida Brito, Letícia Maria Henriques Resende, Luciana de Gouvêa Viana, Sandra Guerra Xavier e Suzane Pretti Figueiredo Neves. Acesse o documento pelo link medicina.ufmg.br/coronavirus.