Faculdade de Medicina informa sobre as atividades práticas assistenciais

Acesse para ler a nota completa.

01 de setembro de 2020 - , ,

A Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, junto ao Colegiado do Curso de Medicina e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da unidade, publicaram nota à comunidade acadêmica nesta terça-feira, 1º de setembro. O comunicado traz informações sobre as atividades práticas assistenciais no curso de Medicina.

O texto aborda o retorno das atividades dos internatos, previsto inicialmente para partir de 1º de setembro, e se relacionava ao cumprimento de todos os condicionantes pensados para garantia da segurança: autorização dos campos de estágio, autorização da Prograd/UFMG e disponibilidade dos equipamentos de proteção individual.

Quanto aos cenários ambulatoriais do Hospital das Clínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), o retorno presencial ainda não está autorizado pelos campos de estágio. Há plano de criação de um fórum envolvendo todas as instituições de ensino que frequentam os cenários da PBH para pactuação e condução do processo de reinserção dos alunos. “Não há alunos de nenhum curso ou instituição em estágio nas UBS. A reinserção será lenta e gradual, ainda sem data, e começará pelos alunos em fase final dos cursos”, informa a nota.

Leia a nota completa

Com essas informações, o NDE e o Colegiado recomendaram e os Departamentos estão trabalhando na elaboração de mais um módulo remoto para as sete semanas de 2020/01. “A carga horária prática do curso de Medicina da UFMG sempre foi o ponto forte do nosso currículo e a situação excepcional que, infelizmente, é a realidade de 2020/01, poderá e deverá ser compensada nos períodos seguintes, sem prejuízos à formação da competência clínica dos estudantes”, afirmam à comunidade.

Acompanhe todas as novidades sobre o Ensino Remoto Emergencial na página da Faculdade de Medicina da UFMG dedicada ao tema.