Faculdade de Medicina promove o 2º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19

Sucesso do primeiro evento e sugestões do público fomentaram nova edição, que será realizada ao longo do mês de junho.

07 de junho de 2021 - , ,

A Faculdade de Medicina da UFMG realiza, no mês de junho, o 2º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19 e o 2° Simpósio “Mitos e Verdades” Sobre a Covid-19. Os eventos são totalmente online e gratuitos. Os aportes do público da primeira edição do evento, que contou com mais de 25 mil participantes, delinearam os temas que serão debatidos em quatro datas.

A programação do Congresso será nos dias 14, 16 e 21 de junho, sempre das 18h às 22h. Entre os temas abordados estão o manejo de pacientes com sintomas persistentes, saúde mental, atenção nutricional, vacinação, entre outros. Na programação internacional, o pesquisador inglês Matt Inada-Kim, do Serviço Nacional de Saúde (National Health Service – NHS) irá apresentar resultados de trabalho sobre efetividade e sua experiência no acompanhamento à distância de pacientes com covid-19 na atenção primária à saúde da Inglaterra.

As atividades do Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19 são voltadas para gestores, profissionais de saúde, estudantes e comunidade acadêmica. Clique aqui para se inscrever.

Já o Simpósio “Mitos e Verdades” será realizado dia 24 de junho, das 18h às 22h. A programação inclui temas como a retomada das atividades presenciais de ensino, os critérios de escolha para uso efetivo de máscaras, vacinas e medicamentos, entre outros. As atividades do Simpósio são voltadas para o público em geral, independente de formação na área da saúde. Clique aqui para se inscrever.

Para a organizadora dos eventos e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Milena Marcolino, a primeira edição do evento deixou evidente a grande carência de informações de qualidade sobre covid-19 na sociedade. A promoção da segunda edição veio a partir do retorno dos participantes, por meio do chat e de mais de 2 mil respostas em formulário de pesquisa de satisfação. O formulário ainda está aberto e pode ser respondido pelo link.

As principais dúvidas foram sobre vacinas, manejo ambulatorial de covid aguda e de quadros pós-covid. “Os eventos vão focar nesses temas com abordagem multiprofissional, com participação de educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médicos”, aponta.

A professora analisa que o momento atual ainda é preocupante, com alta ocupação de leitos. “É uma alegria que a vacinação tenha progredido, como em pessoas com doenças crônicas, em situação de rua e professores, mas a doença tem se alastrado de forma devastadora. Muitas pessoas ainda não entendem a importância do isolamento e do uso de máscaras e ainda vemos condutas médicas não baseadas em evidências sendo realizadas”, afirma. “Esses motivos nos levaram a fazer a segunda edição do evento na tentativa de colaborar com a mudança dessa triste realidade”, completa.

Os eventos contam com parceria do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM- Regional Minas Gerais). O certificado de participação pontua em processos seletivos de especialidades médicas, como residências.

A transmissão será feita pelo Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina, com divulgação ao vivo no canal do Youtube da Faculdade de Medicina da UFMG.

Confira como foi a abertura: Começa o 2º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19

Primeira edição

A primeira edição foi pioneira no país, contando com participação de mais de 25 mil pessoas nos debates transmitidos pela UFMG no mês de maio. Os vídeos estão disponíveis no Youtube da CAC/UFMG. A ação abordou a covid-19 por diversos aspectos: tratamento, prevenção, vacinas, sequelas, impactos em saúde mental, fake news e efeitos indiretos (como aumento da violência contra mulher), entre outros. Na mesma iniciativa, dois simpósios fecharam a semana.

A iniciativa nasceu pelo Projeto Registro Hospitalar Multicêntrico Nacional de Pacientes com Covid-19, projeto colaborativo entre 37 instituições hospitalares de 17 cidades do país e coordenado pela professora Milena Marcolino. A realização foi da Faculdade de Medicina e teve apoio da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS).

Acompanhe as novidades pelo Instagram do evento.

* Atualizado em 9 de junho com alteração na disponibilidade de tradução para Libras.