Faculdade de Medicina promove semana de atividades integradas

27 de outubro de 2016

A Faculdade de Medicina da UFMG promove, entre os dias 7 e 18 de novembro, a semana de atividades integradas. O ciclo acadêmico tem por objetivo suscitar a realização de dinâmicas transdisciplinares a fim de mobilizar os saberes na abordagem de uma situação concreta no processo saúde/doença. As atividades, implementadas neste ano, serão realizadas com professores e alunos do 1º ao 8º período.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Alamanda Kfoury Pereira, as atividades acompanham as propostas das novas diretrizes curriculares e buscam promover a integração de temas universais como o estresse, a obesidade e a violência. “A estratégia do novo currículo é a formação por competência. Não basta o aluno desenvolver só o conhecimento, ele também precisa trabalhar habilidades e atitudes para resolver situações práticas. Por isso essa proposta de ir além do ambiente de sala de aula e dos laboratórios”, comentou.

As atividades para os alunos do 1º ao 4º período serão realizadas no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Os alunos do 5º ao 8º período poderão participar das intervenções no prédio da Faculdade de Medicina. A programação acontecerá segundo o acordado em cada período.