Inscrições abertas para web simpósio sobre saúde da mulher

O “Web Simpósio Outubro Rosa” será dia 26 de outubro, das 13h às 17h20, com acesso presencial e online.

17 de outubro de 2016

FACEBOOK_OUTUBRO_ROSANo dia 26 de outubro, das 13h às 17h20, a Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, promove o “Web Simpósio Outubro Rosa”. O objetivo é debater a saúde da mulher, além de apresentar as novas diretrizes e protocolos para detecção precoce e tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero no estado. Confira a programação.

O evento, destinado a profissionais e estudantes da área da Saúde, terá acesso às palestras de duas formas: presencialmente, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, ou pela internet, através da transmissão ao vivo que será feita pelo Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade (Cetes). Para aqueles que têm interesse em participar presencialmente é necessário fazer a inscrição prévia pelo site: www.medicina.ufmg.br/websimposio. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, enquanto houver vagas.

Membro da comissão organizadora do simpósio, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Regina Aguiar, explica a importância do evento na situação atual do país. “O câncer de mama é o segundo que mais mata mulheres no Brasil e o de colo de útero é o quarto”, destaca. “O mês de outubro é, no mundo inteiro, um momento para dar mais visibilidade à prevenção do câncer de mama. Em Minas Gerais, também inclui a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero. Então vamos aproveitar a campanha do Outubro Rosa para trabalhar a questão da saúde da mulher de uma forma geral”, explica.

Segundo a professora, a discussão do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e o de colo de útero deve envolver um contexto mais amplo de saúde integral das mulheres. “Nós vamos falar sobre a saúde integral da mulher, dos hábitos de vida, acesso ao cuidado, autoconhecimento e reconhecimento das situações de vulnerabilidade, e das tecnologias de tratamento disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Entre as palestras, também ocorrerão debates sobre os temas discutidos. Regina explica que a Atenção Primaria é fundamental no atendimento à mulher, por isso o objetivo do web simpósio é alcançar o maior número possíveis de profissionais ligados à área. “Como o evento será transmitido online, pessoas de todo o estado poderão acompanhar o debate. Depois ele ficará gravado e disponível para ser assistido em outros momentos. Queremos chegar o mais rápido onde realmente é a porta de entrada da mulher para Atenção Primaria, nas Unidades Básica de Saúde”, conclui.

Haverá entrega de certificado para os participantes presenciais. Para os alunos do curso de Medicina da Faculdade, a participação também poderá ser integralizada como crédito por participação em evento.