Faculdade de Medicina realiza evento sobre a telessaúde na atenção secundária e homenageia professores
Evento discutiu o papel fundamental da telessaude na atenção secundária e como tem sido importante para otimizar a continuidade do cuidado entre a atenção primária e os serviços especializados.
24 de outubro de 2024 - enfermagem, Feluma, HC-UFMG, Odontologia, Tele Saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC-UFMG) e o Polo de Telessaúde da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), promoveu nesta quarta-feira, 23 de outubro, no auditório Ana Margarida Nogueira, um evento voltado para o debate sobre a telessaúde e sua contribuição para a estruturação da atenção secundária no Brasil. A ocasião também foi marcada por uma homenagem aos doutores Cleinaldo de Almeida Costa e Helvécio Miranda Magalhães Júnior, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento da área.
Compuseram a mesa do evento a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alamanda Kfoury; a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares; o diretor da Faculdade de Odontologia da UFMG, professor João Batista Novais; o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado, Dr. Wagner Eduardo Ferreira; a chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HC-UFMG, Isabela Nascimento Borges; o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Cleinaldo de Almeida Costa; a coordenadora geral do Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Alaneir de Fátima dos Santos, e o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e consultor da Faculdade de Ciências Médicas, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.
Durante a cerimônia, a professora Alamanda Kfoury destacou a importância histórica do evento, frisando o papel transformador que a telessaúde tem desempenhado na sociedade e no sistema de saúde brasileiro. “Esse projeto resulta numa qualificação significativa da assistência à saúde no país, otimizando o atendimento e trazendo frutos, tanto na atenção primária quanto agora na atenção secundária, com redução de filas e otimização dos deslocamentos”, afirmou a diretora.
A diretora também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto, incluindo professores, estudantes, servidores e funcionários, e prestou uma homenagem especial aos professores Cleinaldo Costa e Helvécio Magalhães Júnior, que receberam placas comemorativas em reconhecimento à sua atuação. “Agradecemos a esses profissionais por permanecerem na luta e contribuírem diretamente para o avanço da telessaúde no Brasil”, disse.
Galeria de fotos








