Medicina recebe conferência do professor António Costa Pinto

Pesquisador da Universidade de Lisboa falará sobre “Os legados das transições democráticas”

22 de agosto de 2019 - , , ,

No dia 9 de setembro, a Faculdade de Medicina da UFMG recebe o professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, para ministrar a Grande Conferência Os legados das transições democráticas, às 17h, no Salão Nobre. A palestra faz parte do programa Cátedras Fundep/IEAT. Além deste, o pesquisador participará de outros dois eventos na UFMG.

Para participar da conferência, é necessário se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Foto: Divulgação/IEAT

Transições Democráticas

Em sua conferência, António Costa Pinto vai analisar as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização, em perspetiva comparada, analisando-os como parte integrante das ‘politicas do passado’. “Trata-se de um processo dinâmico em que elites e sociedade reveem, negociam e muitas vezes disputam narrativas concorrentes sobre o passado autoritário e as injustiças passadas, em termos daquilo que esperam alcançar na qualidade presente e futura das suas democracias”, salienta o professor.

Agenda na UFMG

No dia 12 de setembro, António Costa Pinto participa da primeira atividade do Ciclo IEAT 20 anos, evento que também vai reunir a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e os professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História. A mesa-redonda A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais terá lugar no Auditório Nobre do CAD1/UFMG, às 19h.

Para encerrar sua visita, o professor da Universidade de Lisboa participa, no dia 16 de setembro, do ciclo de conferências Tempos Presentes. A conferência Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será realizada às 19h, no auditório Luiz Baesse, na Faculdade Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O evento é realizado pela Reitoria da UFMG e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em História da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Sobre o catedrático

António Costa Pinto é professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença), foi professor convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e investigador visitante na Universidade de Princeton (1996), na Universidade da California- Berkeley (2000 e 2010) e na Universidade de Nova Iorque (2017). É coeditor da série “O mundo de língua portuguesa. História, política e cultura”, para a imprensa acadêmica de Sussex. Tem obras sobre as elites políticas, regimes autoritários e democratização. Lançou recentemente o livro Latin American Dictatorships in the Era of Fascism pela editora Routledge de Londres.

Serviço:
Grande Conferência Fundep/Ieat
Os legados das transições democráticas
António da Costa Pinto – Universidade de Lisboa
Data: 9 de setembro
Local: Salão Nobre – Faculdade de Medicina da UFMG
Entrada Franca
Inscrições aqui

(Com informações do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT)