Chapa 1 visita Faculdade de Medicina para debater demandas para próxima gestão

Consulta teve como objetivo levantar todas as necessidades da Instituição.

18 de outubro de 2021 - , ,

Da direita à esquerda: Alessandro Fernandes Moreira, Sandra Goulart Almeida e Humberto José Alves. Imagem: Faculdade de Medicina| CCS

Os professores da UFMG, Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira, reitora e vice-reitor candidatos à reeleição, fizeram uma visita técnica à Faculdade de Medicina da UFMG na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro, para conversar diretamente com a comunidade sobre novas demandas. O encontro faz parte da agenda de visitas da chapa 1 (UFMG Plural), presente em todos os espaços da Universidade. O objetivo é levantar todas as ações que podem ser trabalhadas em conjunto com a reitoria, especialmente neste período de pandemia, e preparar um retorno mais natural do funcionamento das atividades.

A chapa 1 é a única candidata à gestão do novo Reitorado da UFMG (2022 a 2026) e composta por membros da atual gestão da Universidade. O debate na Faculdade de Medicina da UFMG foi realizado com a presença de representantes da Diretoria, colegiados, diretórios acadêmicos e núcleos da Instituição. Devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia, os demais membros da comunidade interagiram por meio de transmissão online.

Candidata à reitoria, Sandra Goulart. Imagem: Faculdade de Medicina| CCS

Durante o debate, que servirá de base para a construção do Programa de Gestão da UFMG para os próximos anos, a candidata à reitoria destacou o papel da Faculdade no enfrentamento da pandemia e ponderou os desafios que estão por vir.

“A conversa de hoje foi excelente. As nossas propostas vêm no sentido de fortalecer cada vez mais a Instituição, as áreas de estágio e também a interação com nossos hospitais de ensino para que a gente possa construir um programa de gestão, que é um programa coletivo, que venha atender às várias demandas”, pontuou.

Candidato à vice-reitor, Alessandro Fernandes

Para Sandra Goulart, a Faculdade de Medicina trouxe importantes contribuições para a construção de novos modelos de ensino remoto e emergencial, a exemplo do Laboratório de Simulação (LabSim), que auxilia os estudantes por meio do uso de computadores e manequins. A candidata acredita que esse e outros modelos de ensino trabalhados na Instituição podem agregar à nova dinâmica de aprendizagem instaurada na pandemia.

“Essa pandemia revolucionou a forma de ensino e aprendizagem. É claro que o remoto não pode prescindir o presencial, mas pode incorporar várias tecnologias, e a Medicina já se adiantou nisso com uma tradição de longa data”, analisou Sandra.

Já o candidato à vice-reitor, Alessandro Fernandes, destacou o papel da Escuta Acadêmica e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem). “São referência na Universidade para a construção de uma política em saúde mental para toda a comunidade”, afirmou.

Parceria

O compartilhamento de experiências e apoio mútuo entre a Instituição e a reitoria foi apontado pelo Diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, como a chave para atravessar momentos difíceis e realizar ações relevantes para toda a sociedade.

Diretor Humberto José Alves. Imagem: Faculdade de Medicina| CCS

“A parceria com a reitoria sempre foi e é importante para que projetos e ideias aconteçam, especialmente neste período de pandemia, com as dificuldades de restrições orçamentárias. Tenho certeza que essa aproximação vai continuar, porque os professores entendem a importância da saúde – e de todas as unidades, é claro – não só agora na pandemia, mas de uma maneira geral, para toda a sociedade”, avaliou.

De acordo com a candidata, Sandra Goulart, a UFMG tem trabalhado para equilibrar o orçamento, mesmo com todas as restrições. Outros pontos também foram levantados no debate como a possibilidade de criação de um comitê de ética da Faculdade, continuidade do trabalho remoto para alguns setores e construção de uma rede maior para armazenamento das produções virtuais da Instituição.

Na parte da tarde, a chapa 1 prosseguiu com visita técnica à Escola de Enfermagem da UFMG. A agenda de consultas às unidades da UFMG se estende ao longo desta semana. Nesta quarta-feira, 20 de outubro, os candidatos irão discutir propostas com toda a comunidade, em debate oficial transmitido pelo Youtube.

Dúvidas e demandas podem ser encaminhadas para ufmgplural2021@gmail.com

Confira fotos do evento na galeria abaixo: