Faculdade de Medicina ressalta seu pioneirismo em campanha pelos 111 anos de fundação

Instituição faz aniversário no dia 5 de março.


04 de março de 2022 - , , ,


Parte da campanha de 111 anos da Faculdade. Imagem: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

A Faculdade de Medicina da UFMG completa 111 anos de fundação e promove uma campanha para destacar seu pioneirismo. Ao longo do mês, haverá divulgação nos painéis eletrônicos do prédio principal, nos e-mails da comunidade acadêmica, nas redes sociais e no site da unidade. A campanha ressalta três feitos pioneiros, um de cada curso de Graduação atualmente ofertados: Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia. 

O diretor da Faculdade, professor Humberto José Alves, comenta que a história da instituição é composta por vários momentos de liderança, mesmo em tempos difíceis. “Nestes 111 anos, foram várias as esquinas em que a luz da Faculdade de Medicina foi fundamental. Poderíamos aqui lembrar da luta pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), contra a ditadura militar, pelo controle da transmissão vetorial da doença de Chagas, pelo combate às pandemias em 1918 e 2020, bem como as diversas pesquisas inéditas e absolutamente relevantes realizadas e que todos os dias ajudam a salvar e melhorar a vida de milhares de pessoas”, observa. 

O diretor lembra ainda do papel do Ensino na formação de profissionais de qualidade, com as maiores turmas de Medicina do país, e que têm entre os egressos a primeira médica de Minas Gerais, escritores destacados da inteligência nacional e até um presidente da República. Além disso, recentemente, a Faculdade foi a primeira unidade da UFMG a contar com uma Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo (CPER).

Campanha

Painéis eletrônicos da entrada exibem campanha. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

No curso de Medicina, a Faculdade foi a primeira a realizar o Estágio em Saúde Coletiva, conhecido como Internato Rural. O Estágio é oferecido há 44 anos, de forma ininterrupta, entre os meses de janeiro e dezembro, com 320 alunos por ano. A ideia central é que o estudante ganhe experiência conhecendo e atuando junto ao funcionamento e gestão do serviço público de saúde em cidades do interior, com vias a colaborar no permanente aprimoramento do SUS. Hoje, várias escolas de Medicina ao redor do mundo adotaram a mesma metodologia.

Na Fonoaudiologia, a Faculdade é a precursora da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), tendo sido o primeiro Programa de Pós-Graduação (PPG) da área em Minas Gerais. Criada em 2000, a Graduação também logo se destacou, com uma aluna alcançando o primeiro lugar geral no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na edição de 2005. Atualmente, os três cursos da Faculdade de Medicina da UFMG têm a pontuação cinco no Enade, nota máxima da avaliação.

Já o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, o mais novo dos cursos da Faculdade, é o primeiro e único desta modalidade em toda a UFMG. Hoje reconhecido pela sua qualidade ímpar, o curso forma profissionais aptos a atuar em todas as áreas de emprego pacífico das radiações ionizantes. Além da saúde, outros setores que demandam esta formação estão na indústria, na irradiação de alimentos, em aeroportos, em museus que verificam autenticidade de obras de arte, entre outros. 

A modalidade dos Cursos Superiores de Tecnologia é regulamentada pelo MEC e permite tanto especializações lato sensu como stricto sensu, da mesma forma que as modalidades Bacharelado e Licenciatura.

Memória

Em março de 1911, a Escola de Medicina de Belo Horizonte foi criada pela Sociedade Médico-Cirúrgica de Minas Gerais. A instituição era a terceira implantada no Brasil e sua sede era um palacete na atual Avenida Afonso Pena, centro da capital mineira. 

Em 1927, a Escola de Medicina, junto com as outras três escolas de nível superior da cidade à época, passou a constituir a Universidade de Minas Gerais: Faculdade de Direito, Escola de Engenharia e Escola Livre de Odontologia, que incluía o curso de Farmácia. Foi em 1949 que a Universidade de Minas Gerais se federalizou e, em 1965, passou a se chamar Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

No ano passado, o tema da campanha de aniversário da Faculdade foi “110 anos de futuro”, com ações que incluíram uma série de conferências pelo Youtube, site com linha do tempo, selo comemorativo e divulgação nas redes sociais. Conheça mais dessa história no site dos 110 anos e no site do Cememor. Leia também o e-book publicado na celebração dos 15 anos do curso de Fonoaudiologia.

Foto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG.