Faculdade debate saúde e direitos dos jovens


06 de dezembro de 2010


Seminário vai abordar situações de violência que colocam em risco os jovens

“Juventude e Direitos Humanos – Diálogos entre saúde e educação na perspectiva do enfrentamento da violência” será o tema do Seminário realizado pelo Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (ObservaPed) nos dias 8 e 9 de dezembro.

Os temas serão discutidos no prédio principal da Unidade. Na quarta-feira as atividades serão desenvolvidas na sala 22, ao passo que, na quinta-feira, os participantes se encontram na sala 138, no primeiro andar.

“A expectativa é que recebamos cerca de 100 participantes, entre alunos e professores das áreas de saúde e educação e todos os demais que tenham interesse na área”, conta a professora Cristiane de Freitas Cunha, do Departamento de Pediatria. Ao lado da pós-graduanda em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG, Cristina Campolina, e da estudante de graduação Raquel Carvalho, Cristiane coordena o evento. As três integram a equipe do Observaped no eixo “Criança, Adolescente e Violência”.

Segundo Cristina, o Seminário é um meio de ampliar o intercâmbio entre as áreas de saúde e da educação. “Será um evento de caráter científico e buscaremos fomentar o diálogo, especialmente, entre aqueles profissionais que atuam junto aos adolescentes em situação de vulnerabilidade à violência, além de dar visibilidade aos estudos e pesquisas da UFMG, orientados pela temática em questão”, esclarece.

O evento será organizado com o apoio do Núcleo de Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação da Faculdade de Educação, ambos da UFMG. As atividades são parte da 5ª Semana de Direitos Humanos: “Iguais na Diferença”, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e sediada em Belo Horizonte.

Campolina ressalta, também, que a concretização desta proposta é fruto de mobilização da Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte e da Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.

O evento é voltado para comunidade acadêmica em geral e profissionais de saúde e educação que trabalham com saúde e/ou educação de jovens. Inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, 7 de dezembro, no site da Fundep.