Faculdade implanta Programa de Desenvolvimento Docente

05 de abril de 2017

O Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina está implementando, a partir deste ano, o Programa de Desenvolvimento Docente, que vem ampliar as atividades das oficinas semestrais de capacitação de docentes, realizadas desde 2013, mantendo o mesmo objetivo de oferecer oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa. As atividades têm como público os docentes em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados.

Convite da próxima Oficina do Programa de Desenvolvimento Docente

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação, professora Eliane Gontijo, o programa busca apoiar os professores que estão chegando à instituição. Nos últimos anos, houve uma renovação significativa do quadro de docentes na Faculdade de Medicina da UFMG. Dados do Setor de Gestão de Pessoas mostram que, de 1º de janeiro de 2015 a 1º de fevereiro de 2017, foram empossados na Unidade, 102 professores, entre efetivos, substitutos e voluntários.

Objetivos

Com o programa, o Núcleo pretende: consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da Universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência; qualificar as competências dos professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem – planejamento do ensino, metodologias inovadoras na área da saúde; utilização de estratégias e recursos pedagógicos, sistema de avaliação dos alunos e, incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Oficinas

A cada mês uma oficina será realizada pelo Programa, de forma alternada, na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). No total, são 8 horas de atividade, sempre no período das 8h às 17h30. Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira .

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 2 dias antes de cada Oficina, pelo site secretaria@medicina.ufmg.br .Em março, foi realizada a primeira oficina sobre gestão de conflitos (leia aqui).

Confira abaixo o calendário de oficinas previstas para 2017: