Faculdade leva diversão, conhecimento e doações ao Vale do Jequitinhonha
Em sua 4º edição, Observaped Itinerante promove oficinas e rodas de conversa sobre os cuidados com as crianças e técnicas especializadas para profissionais de diversas áreas
09 de dezembro de 2019
Entre os dias 13 a 15 de dezembro, o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG realizará o 4° Observaped Itinerante, no Vale do Jequitinhonha -MG. Essa é a segunda edição realizada na região e contará com atividades diversas, distribuídas das 9h às 13h, como rodas de conversa, teatro, oficinas e laboratório de simulação em prol do aumento de qualidade de vida e segurança das comunidades.
De acordo com a coordenadora dessa ação de extensão, Marília Regina Rodrigues, o principal objetivo é cumprir com a função da universidade se aproximar das pessoas, principalmente daquelas com pouco acesso a ela. “A ideia é tornar a universidade algo que se possa sonhar, mostrar para o povoado que é possível e convidá-los para vir para UFMG”, conta.
Universidade além dos campus
O estudante do 11° período de Medicina, Heleson Herly Ferreira, teve a ideia de levar parte dos brinquedos arrecadados pela campanha de doação da Pediatria para uma comunidade carente de sua região de origem. A ideia foi apresentada à coordenadora do ObservaPed Itinerante, que expandiu a proposta inicial. “Ao invés de levarmos só brinquedos, também levamos o que a nossa Universidade tem de mais precioso: o conhecimento produzido”, destaca Marília.
Para Heleson Herly Ferreira, o projeto se tornou uma forma de atender pessoas que estão distantes da Universidade. “É um dos pilares das extensões tentar chegar até a população onde a Faculdade está inserida, para promovermos mudanças por meio do que produzimos dentro da Instituição”, comenta.
Livros e brinquedos
Na campanha da Pediatria deste ano foram arrecadados cerca de 2.000 brinquedos e livros que foram doados para renovação da brinquedoteca do Hospital das Clínicas da UFMG. Além disso, 520 kits serão distribuídos para as comunidades do Vale do Jequitinhonha em que o Observaped Itinerante vai atuar. Alguns brinquedos e livros serão encaminhados para a nova brinquedoteca do Hospital Badaró, do município de Minas Novas, e outros para as atividades do evento.
“O projeto mobilizou toda comunidade acadêmica da Faculdade e tem sido realmente um sucesso em termos de impacto e alcance, porque estamos melhorando a cada ano ” conta a coordenadora do ObservaPed e chefe do Departamento de Pediatria, Mônica Maria de Almeida.
Programação
No dia 13, o evento terá início no Hospital Badaró, onde serão entregues os livros e brinquedos para a nova brinquedoteca. Depois será realizada uma roda de conversa com profissionais da área de saúde, educação, segurança pública (Polícia Militar e de assistência social) sobre temas ligados à adolescência, idade em que estão em transição e demandam atenção diferenciada.
Já no dia 14, o Observaped Itinerante irá para a comunidade Santa Rita em José Gonçalves de Minas. Após, retornarão ao Hospital Badaró, onde a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Cândida, aplicará treinamentos para profissionais de saúde, abordando a prevenção da mortalidade infantil, já que há alto índice de ocorrências na região.
Por fim, no dia 15, a Escola Estadual Professor Geraldo Wilson Benicio, da comunidade Vargem do Setubal, pertencente ao município de Chapada do Norte receberá as atividades.
O projeto
O Observaped Itinerante é uma das ações de extensão do projeto Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (ObservaPed), vinculado ao Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. A realização das atividades no Vale do Jequitinhonha conta com parceria da Associação Chapadense de Assistências às Necessidades do Trabalhador e da Infância (Achanti).
No ano passado foram estimadas cerca de de 1.500 pessoas nos dois dias do evento do Observaped Itinerante, com participação crianças, adolescentes, pais, responsáveis e demais pessoas das comunidades. Confira alguns desses momentos no vídeo produzido pelos participantes:
Leia também:
Campanha arrecada brinquedos para brinquedoteca do HC-UFMG
Campanha supera arrecadação de brinquedos e amplia ação para Vale do Jequitinhonha