Observaped promove atividades lúdicas e educativas no centro de BH

15 de maio de 2017

O Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte recebe, no dia 27 de maio, das 9h às 17h, o primeiro Observaped Itinerante. Com brincadeiras, oficinas, exibição de filmes, a proposta é levar ações educativas à comunidade da capital, com foco na saúde da criança e do adolescente.

A ação é promovida pelo Observaped, Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente vinculado ao Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, e a Sociedade Mineira de Pediatria. “Pensamos em um local que fosse central e de fácil acesso para que mais pessoas possam participar. Queremos conversar com as crianças e adolescentes, mas também com os pais e responsáveis”, conta a estudante de Medicina, Florence Costa, co-coordenadora dos monitores do Observatório.

A programação do evento foi proposta de acordo com os sete eixos do Observaped, os quais promovem discussões sobre violência, caderneta, desenvolvimento, doenças infeciosas e parasitárias, eventos adversos e segurança, obesidade e câncer. Todos relacionados à infância e adolescência.

“Gostaria de convidar todos a debater e participar conosco destas diversas ações”, afirma a chefe do Departamento de Pediatria e coordenadora do Observaped, Maria do Carmo Barros de Melo. A professora ainda ressalta que a iniciativa é uma oportunidade para a Universidade exercer o seu papel de ir até a população. “Devemos procurar a comunidade para ações afirmativas, como de prevenção e promoção da saúde. Isso é muito importante. Essa é uma ação de extensão da Universidade”, explica.

Também organizada pelos alunos do Observatório, Florence destaca a experiência do Observaped Itinerante como válida e importante para além da vida acadêmica. “Ter esse contato prático com a comunidade é interessante porque conseguimos perceber o outro lado e se aproximar. Entendemos melhor a linguagem dos pais e das crianças e suas demandas. Isso enriquece nosso comportamento e nossa conduta nos laboratórios e atendimentos”, declara.

O Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte fica na rua Guaicurus 112, ao lado da Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.

Observaped
O Observatório é inciativa do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, no qual também fazem parte professores, alunos, gestores e profissionais de áreas afins à saúde da criança e do adolescente. Saiba mais: www.medicina.ufmg.br/observaped/.