Faculdade realiza mais uma edição do Seminário e Mostra AVAS21

17 de abril de 2017

Evento estimula a participação da comunidade acadêmica na elaboração de conteúdos que auxiliem no ensino por tecnologia.

No próximo dia 27 de abril, a Faculdade de Medicina vai realizar o “2º Seminário e a 2ª Mostra do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do século XXI: Ensino mediado por tecnologia e a expansão da sala de aula”.

Com o objetivo final de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Faculdade, o evento vai reunir professores, alunos e entusiastas na utilização das ferramentas tecnológicas para trocar experiências e sensibilizar novas pessoas.

O seminário acontece a partir das 13h, no Auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), 6º andar, com a presença de representantes de órgãos da Faculdade, da Universidade Aberta do SUS, e de projetos já desenvolvidos, como o Aplicativo Meu Pré-Natal.

Os estudantes da Unidade que desejarem participar do seminário precisam fazer previamente as inscrições, no Centro de Graduação (Cegrad), sala 67. As vagas são limitadas e os alunos receberão certificados por atividade de extensão. O Cetes também fará a transmissão simultânea do Seminário pelo site do evento. Para mais informações clique aqui  ou entre em contato pelo email avas21@medicina.ufmg.br.

Mostra

No mesmo dia do Seminário, acontece no Saguão da Faculdade, a partir das 9h, a 2ª Mostra AVAS21, quando serão expostos ao público o que núcleos, como o Cetes, Centro de Informática em Saúde (Cins), o Núcleo de Saúde Coletiva (Nescon), entre outros, possuem em termos de tecnologias que possam ser utilizadas na prática do ensino da Saúde.

Foto: Carol Morena
1ª Mostra AVAS21, realizada em 4 de dezembro de 2015

Como analisa a professora do Departamento de Clínica Médica e uma das organizadoras do evento, Rosália Torres, o uso das tecnologias na sala de aula pode ser compreendido desde o maior uso da plataforma moodle, até o uso de imagens e vídeos em 3D, com simulações gráficas (apresentando) simulações de cirurgias e casos clínicos.

“É um uso tão amplo da tecnologia que há a necessidade de mais pessoas para explorar todo esse universo, como professores e alunos entusiasmados por tecnologias que não tenham uma grande barreira no uso da tecnologia para que eles possam construir novos caminhos”, explica.
Política institucional

Diante da perspectiva de continuar sendo contemporânea e de que cada curso presencial pode oferecer até 20% de disciplinas em educação a distância, a Faculdade de Medicina criou, após a primeira edição do evento, uma comissão de trabalho formada por representantes acadêmicos e administrativos com o objetivo de elaborar uma política de ensino voltada para a área de tecnologia na Unidade.

O grupo, desde então, vem estabelecendo diálogos com outros órgãos e setores da Universidade, além de discutir temas como elaboração de disciplinas a distância ou semipresencial, produção de conteúdo –  imagens, vídeos, artigos e livros digitais e a criação de um repositório desses conteúdos.

Segundo a professora Rosália, “o que favorece a compreensão desse movimento é a importância de que o AVAS 21 não seja compreendido como um contraponto ao passado, nem como uma solução mágica para todos os desafios no ensino. Mas como uma necessidade de interação do passado, para criar o presente e preparar para o futuro”.