Acesso interno

Faculdade realiza seu primeiro simpósio sobre fibrose cística


09 de setembro de 2021 - , , , ,


Imagem divulgação

Intensificando as ações do Setembro Roxo, campanha de conscientização sobre fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado, a Faculdade de Medicina realiza o I Simpósio sobre Fibrose Cística nos dias 24 e 25, com apoio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). As inscrições são online (acesse aqui) e podem ser feitas até o dia do evento.

A fibrose cística  é uma doença genética, que acomete frequentemente os sistemas respiratório, digestivo e reprodutor, podendo causar doenças respiratórias crônicas, desnutrição e infertilidade. O exame de triagem neonatal (teste do pezinho) é fundamental para seu diagnóstico precoce, permitindo, então, o início imediato do tratamento para garantir melhor qualidade de vida ao paciente.

Segundo a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Elizabet Vilar Guimarães, coordenadora do simpósio, o evento promoverá conhecimento para estudantes da área da saúde e profissionais da Atenção Primária, “os quais sempre apresentam dúvidas no cuidado com as pessoas com a doença”. Para isso, pretende reunir estudantes, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos entre os participantes. Haverá emissão de certificado.

“Serão abordados conhecimentos já consolidados e também o futuro da doença”, destaca Elizabet. “Os conferencistas são especialistas na doença, trabalhando e pesquisando sobre a fibrose cística há mais de 20 anos. Teremos convidados dos Centros de Referência de Minas Gerais e também de outros estados. Discutiremos casos clínicos que ilustram muito bem as principais questões que nos deparamos quando cuidamos das pessoas com a doença”, completa.

Para saber mais, acompanhe o evento no Instagram: @simposiofcufmg.