Faculdade recebe novos alunos na primeira semana de março
23 de fevereiro de 2015
*Republicada
Os cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG recebem os novos alunos a partir de 2 de março. Confira a programação dos colegiados e diretórios acadêmicos dos cursos.
Medicina
Com o objetivo de orientar e tranquilizar o estudante que inicia a graduação em Medicina no primeiro semestre de 2015, o Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) recebe, entre os dias 2 e 6 de março, os calouros do curso com uma série de eventos interligados à humanização e cultura associados à prática médica.
Neste semestre, a recepção de calouros traz como novidade a realização de três mostras acadêmicas, compostas pelas ligas, projetos de extensão e de esportes. As exposições acontecerão em dias diferentes, às 12h, na sede do Diretório Acadêmico. As mostras, que funcionarão semelhantes à de profissões, foram idealizadas pela necessidade de introduzir o novo estudante no universo que compõe a vida acadêmica.
Segundo Fernanda Padilha, membro do DAAB e coordenadora da recepção de calouros, as mostras também poderão apresentar algumas modalidades das atividades extracurriculares, o que pode ampliar a participação de todos os estudantes. “Acreditamos que essa seja uma forma de prestigiar todos os projetos de extensão, ligas e esportes, visto que todos têm grande importância para nossa formação acadêmica”, refletiu.
Para a coordenadora do curso e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Alamanda Kfoury, o mais importante é que o calouro se sinta acolhido pela instituição onde vai passar a maior parte do seu tempo. “Nós temos o objetivo de transformar essa recepção num evento que seja produtivo, importante e acolhedor para eles. O mais importante é que ele se sinta acolhido pela casa aonde vai se formar”, ponderou.
Por meio de apresentações, palestras, passeios pelo campus Saúde e atividades culturais, os calouros poderão conhecer melhor a estrutura do curso, a realidade de sua futura profissão e o funcionamento da Faculdade. Confira a programação completa.
Fonoaudiologia
Os novos alunos de Fonoaudiologia serão recepcionados na terça-feira, 3 de março, na sala 62 da Faculdade, a partir da 13h30. A equipe que dará as boas vindas contará com o professor Tarcizo Nunes, diretor da Faculdade de Medicina; representantes da Gerência Administrativa, da Assessoria de Comunicação Social, do Napem, Escuta Acadêmica, Fump, e Diretório Acadêmico do curso.
As professoras Letícia Caldas Texeira e Andrea Motta, coordenadora e subcoordenadora do curso, vão orientar os calouros sobre a estrutura do curso. Alunos veteranos darão depoimentos relatando suas experiências e a vida acadêmica no curso, e a programação conta ainda com uma visita à Faculdade de Medicina e ao complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG. No fim da tarde, haverá recepção no Diretório Acadêmico. Acesse a programação.
Tecnologia em Radiologia
Na segunda-feira, dia 2 de março, os novos alunos de Tecnologia em Radiologia serão recepcionados para atividades no campus Pampulha da UFMG. Na terça, dia 3 de março, a programação prossegue às 19h, na sala 62 da Faculdade de Medicina, para as boas-vindas do colegiado e setores da Faculdade aos calouros do curso. A recepção tem o objetivo de apresentar a Unidade, sua estrutura e as diversas possibilidades de inserção dos novos alunos ao ambiente universitário.
Além dos representantes da Diretoria, do Departamento de Anatomia e Imagem, da Assessoria de Comunicação e da Fump, estará presente também o coordenador do curso, professor Paulo Marcio Campos de Oliveira. Também haverá uma palestra para apresentar a Assessoria de Escuta Acadêmica, ministrada pela psicóloga Maria das Graças Ribeiro. Confira a programação.