Faculdade recebe seminário sobre promoção da saúde do trabalhador


16 de novembro de 2015


Foto: Carol Morena

Foto: Carol Morena

Aconteceu nesta segunda-feira, 16 de novembro, o III Seminário de Promoção da Saúde do Trabalhador. Com a presença de especialistas e profissionais da área, o evento foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

O gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA- BH), Anthero Drummond Júnior, iniciou a sessão destacando a importância da discussão sobre a promoção da saúde do trabalhador. “O nosso objetivo é explorar temas atuais e polêmicos, que têm extrema importância na área”, afirma. “Dentre os 350 inscritos, temos segmentos de trabalhadores como transporte, telemarketing e segurança, onde os trabalhadores estão submetidos a condições incomuns”, completa.

Em seguida, Tarcizo Afonso Nunes, diretor da Faculdade de Medicina, agradeceu a presença dos participantes e destacou o papel da Instituição na área de saúde do trabalhador. “O curso de medicina da UFMG é a maior escola de Medicina do Brasil. Nós temos vários projetos de pesquisa e extensão ligados à promoção da saúde do trabalhador”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, por sua vez, avaliou a importância do evento para discussões futuras da área. “Precisamos trabalhar de maneira sinérgica na promoção da saúde do trabalhador. Podemos avançar na discussão e resolução de conflitos a partir dos debates desenvolvidos aqui hoje”, declara. “Nosso objetivo é tentar desdobrar e levar adiante todas as questões apresentadas no seminário”, continua.

Osat

O professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Tarcísio Pinheiro, apresentou o Observatório de Saúde do Trabalhador (Osat-BH), uma parceria da Faculdade de Medicina e a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. “O Osat é um espaço, que conta com a coparticipação e parceria de instituições e profissionais, que buscam contribuir para a promoção e prevenção da saúde e as ações de vigilância no âmbito da saúde do trabalhador”, explica.

Palestras

Além da mesa de abertura, o evento também contou com palestras. A primeira foi ministrada pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Ricardo de Menezes Macedo, que falou sobre a instrumentalização da saúde no mundo contemporâneo.

Em seguida, teve início a mesa de discussão com os temas: “As LER / DORT no Cenário Atual da Saúde do Trabalhador”, apresentado por José Tarcísio de Castro Filho, médico do trabalho do Cerest – BH Barreiro; “Mediação de Conflitos do Trabalho como Instrumento de Promoção da Saúde”, apresentada por Luciana Parisi, médica do Núcleo de Acompanhamento Sócio-Funcional da Gerência de Gestão do Trabalho da SMSA- BH; e “Os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho – Avanços, Desafios e Perspectivas”, apresentada por Maria Elizabeth Antunes Lima, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.