Família tem papel essencial no desenvolvimento de habilidades leitoras das crianças, afirma pesquisa
Crianças que realizam atividades de leitura e escrita em casa, contam com um melhor desempenho durante a alfabetização
05 de agosto de 2024 - alfabetização, Família, Fluência Leitora, Habilidades Auditivas, Letramento, Literacia Familiar
Por se tratar do primeiro núcleo social no qual a criança tem contato, a família tem um papel importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas de forma natural e afetiva. De acordo com a pesquisa realizada pela mestranda, Rebeca Fernanda de Almeida Coelho, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG, estudos mostram que a contribuição da família é essencial durante o desenvolvimento da fluência leitora através das práticas de literacia familiar.
“Por meio de atividades relacionadas à leitura e à escrita, que a família realiza junto aos escolares, é possível promover o desenvolvimento de habilidades precursoras da alfabetização e estas contribuem para o bom desempenho na leitura”, completa Rebeca.
Estas habilidades e atitudes relacionadas à leitura e a escrita desenvolvidas a partir da participação da família é chamada de literacia familiar. O termo consiste nas práticas como leitura compartilhada de livros, interações verbais, jogos de palavras, visitas a livrarias, bibliotecas e museus, atividades com músicas e muitas outras possibilidades. Estas práticas podem ser inseridas de formas lúdicas ou estruturadas, variando de acordo com a rotina de cada família.
Os estudos mostram que as práticas de literacia familiar contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de alfabetização, como o vocabulário e a consciência fonológica. Dessa forma, afirma-se que crianças que adquirem essas habilidades antes do ingresso escolar, costumam apresentar um melhor desempenho ao longo do percurso se comparada àquelas que não adquiriram.
“Crianças com dificuldades no início da aprendizagem da leitura tendem a permanecer com dificuldades ao longo do percurso escolar, assim, apresentam pouca motivação para ler, consequentemente leem menos e contam com vocabulário restrito. Em contrapartida, crianças que têm sucesso durante o mesmo período ficam mais motivadas para ler, consequentemente leem mais e se tornam bons leitores”, afirma.
A avaliação e o monitoramento da fluência leitora durante o ensino fundamental é importante por permitir a identificação precoce de estudantes que apresentam risco de desenvolver dificuldades relacionadas à leitura ao longo do percurso escolar, assim, é possível adotar estratégias assertivas que auxiliam na melhora do desempenho, seja na escola ou até mesmo, em casa com os familiares.
A fluência leitora é a habilidade de ler de forma precisa, com velocidade natural, expressividade e automaticidade. Como o próprio termo sugere, é a habilidade de ler com fluidez, de forma fácil e suave, de tal modo que não há dificuldade para reconhecer as palavras.
O estudo levantou os tipos de práticas de literacia familiar de 76 famílias de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, avaliando a fluência leitora da criança. Dessa forma, o resultado descobriu que escolares com melhor desempenho na fluência leitora contam com pais que:
- Realizam jogos que envolvem palavras. A literatura mostra que esses jogos contribuem para a aprendizagem da leitura por expor as crianças aos símbolos, regras e sinais da língua. Quando os pais participam dessa atividade contribui para a ampliação dos estímulos para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura;
- Costumam desenhar com a criança ou incentivá-la a fazer isso. O que se sabe é que o desenho pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades visuais, que são fundamentais para a leitura, pois antes das letras e palavras serem visualizadas como realmente são, elas são vistas como figuras em que são observados os aspectos relacionados ao traçado, a cor e a forma;
- Frequentam livrarias/bibliotecas junto com a criança. Essa prática contribui para que as crianças percebam a leitura como uma prática de lazer e consequentemente dediquem mais tempo para realizá-la.
A relação entre fluência leitora e habilidades auditivas
Um segundo recorte da pesquisa realizada por Rebeca, visou analisar a relação entre as habilidades auditivas e a fluência leitora. Para isso, foram utilizados quatro testes auditivos que avaliaram os aspectos temporais da audição e a habilidade de figura-fundo. Os resultados mostraram que o melhor desempenho na habilidade de figura-fundo, ocasionou a diminuição de erros na leitura.
Figura-fundo é a habilidade auditiva que permite reconhecer a fala diante de mensagens competitivas verbais ou não-verbais.
As habilidades auditivas são fundamentais para o desenvolvimento da fala, pois é por meio da audição que os sons que a compõem são percebidos e compreendidos para serem reproduzidos. Consequentemente, são importantes para a aprendizagem da linguagem escrita por corresponder à representação gráfica dos sons da língua.
Para Rebeca, em relação à leitura, os aspectos temporais auditivos e a habilidade figura-fundo têm sido frequentemente relacionados à aprendizagem da leitura. Isso porque os aspectos temporais da audição permitem a percepção da fala quanto a duração, ordenação dos fonemas e discriminação das palavras.
“Além disso, permite o processamento de mudanças curtas e rápidas da informação auditiva. Já a habilidade figura-fundo é importante, principalmente, para a aprendizagem da leitura no ambiente escolar, pois neste há presença de diversas mensagens competitivas que precisam ser negligenciadas pelo escolar para que a sua atenção esteja sobre a voz do professor que ensina o princípio alfabético, ou seja as correspondências entre grafemas e fonemas, ou letra-som”, pontua a pesquisadora.
Pesquisa: Relações entre as práticas de literacia familiar, fluência leitora e as habilidades auditivas de escolares do ensino fundamental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Autora: Rebeca Fernanda de Almeida Coelho
Orientadora: Luciana Mendonça Alves
Coorientadora: Stela Maris Aguiar Lemos
Data de defesa: 24 de junho de 2024