Fapemig lança diretrizes da chamada para Conselho Europeu de Pesquisa


21 de junho de 2018


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) as diretrizes com relação a Chamada Pública Confap/ERC 2018.  A presente modalidade é voltada a pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras que estejam desenvolvendo pesquisas.

O objetivo é financiar visitas científicas de doutores brasileiros interessados em desenvolver colaborações científicas com grupos europeus financiados pelo Conselho de Pesquisa Europeu (ERC). Os recursos alocados são da ordem de R$ 50 mil e compreendem passagens aéreas internacionais de ida e volta (classe econômica), para os trechos entre Minas Gerais e o país do grupo de pesquisa europeu; seguro-viagem e despesas operacionais.

A submissão compreende duas etapas (expressões de interesse e propostas completas).  As expressões de interesse deverão ser submetidas ao Confap, nos termos da Chamada principal. Para submeter uma proposta, o pesquisador vinculado a uma instituição brasileira deverá se cadastrar na plataforma do Confap, observando as exigências da Chamada e que está disponível aqui. Realizado este trâmite, o pesquisador do Brasil deverá entrar em contato com o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC e acordar sua participação. O pesquisador precisará receber do pesquisador principal do ERC e de sua instituição de destino um aceite, que é necessário para sua elegibilidade à submissão da proposta de trabalho.

De posse das cartas de aceite e incluindo os documentos solicitados na Chamada Pública, o pesquisador fará, em seguida, a submissão da proposta completa concomitantemente, ao Confap, nos termos da Chamada principal, e à Fapemig, por meio do sistema Everest. O prazo para o envio das propostas termina no dia 31 de agosto de 2018. As propostas financiadas pela Fapemig deverão ser realizadas em 2019 e os critérios adotados pela Fundação podem ser consultados aqui.

Redação: Assessoria de Comunicação Social da Fapemig