Fonoaudiologia estabelece diretrizes para retorno do estágio com atendimento clínico

Documento está disponível de forma eletrônica no moodle e foi enviado por email

07 de dezembro de 2020 - , , , , , ,

Já está disponível o “Manual de diretrizes para o retorno das disciplinas de Fonoaudiologia Clínica durante o período de pandemia”, com o objetivo de orientar alunos, docentes e técnicos-administrativos quanto os aspectos de biossegurança, distanciamento social, cuidado com o ambiente, entre outras questões que envolvem a prevenção à covid-19.

“Há vários pontos importantes, mas o tempo todo abordamos biossegurança, como a utilização de EPIs; quais são os EPIs necessários para que o aluno de Fonoaudiologia e professores exerçam o estágio e façam o atendimento cínico; com deve ser a paramentação e desparamentação; quais os cuidados de higiene tem que exigir nas salas de atendimento, etc.”, destaca a professora Laélia Cristina Caseiro Vicente, coordenadora do Colegiado do Curso de Fonoaudiologia.

De acordo com ela, mesmo que o retorno dos estágios que envolvem atendimento clínico esteja previsto para o dia 4 de janeiro de 2021, o documento já está disponível, pois é importante que alunos e docentes do curso, além dos técnicos-administrativos que atuam na assistência ou na secretaria do ambulatório leiam e tenham ciência. Por isso, ele foi enviado por email e ficará no moodle do Colegiado de Fonoaudiologia. O seu formato eletrônico foi pensado para que todas essas pessoas possam ter acesso fácil e imediato em caso de dúvida.

“Nesse manual também temos orientações para os secretários do ambulatório, tanto para como se comportar quando um paciente chega no guichê ou quando os professores entram na secretaria, a respeito do distanciamento social exigido neste momento”, pontua Laélia.

“Outro ponto importante do manual é o quadro feito pela Prograd com a lista de sintomas para rastrear possíveis casos de contaminação. Então, tanto o paciente, quanto aluno ou docente, antes de entrar no ambulatório, terá um série de perguntas para verificar se tem algum desses sinais. Caso apresente algum sinal, não deverá entra na sala do ambulatório ou nem ir até lá”, acrescenta a professora.

Ela ainda ressalta o fluxograma apresentado no documento para acompanhamento dos casos suspeitos ou confirmados, com ações específicas aos docentes, aos alunos e aos servidores técnico-administrativos.

Confira o manual de diretrizes também clicando aqui.