Formação empreendedora é ofertada para alunas da pós
30 de abril de 2019
Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela) divulga ferramentas para desenvolvimento de projetos nas universidades

De acordo com dados da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo inteiro são mulheres. Nas Ciências Exatas, são 18%, 8% e 2% de mulheres no bacharelado, mestrado e doutorado, respectivamente. Além disso, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil. Aumentar a representatividade feminina nas ciências e na indústria é um dos objetivos do Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Lançado em 2018, o Desafio é direcionado a bolsistas integrantes do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Fapemig – ou seja, alunas de mestrado ou doutorado que recebam bolsa da Fundação. Na última semana, foi divulgada sua primeira chamada para projetos (Chamada Fapemig 01/2019). O objetivo é promover a capacitação de mulheres em técnicas e habilidades empreendedoras por meio de formação intensiva de sete semanas. O programa inclui temas como oportunidades e desafios do empreendedorismo em ciência, tendências para a área de pesquisa e comunicação.
“A expectativa é receber até 60 projetos para participar dessa formação. As participantes terão oportunidade de conhecer ferramentas e metodologias que poderão ser aplicadas nos projetos que desenvolvem nas universidades, na condição de alunas dos programas de pós-graduação, e também desenvolver habilidades que poderão levar para diferentes aspectos da vida”, comenta Caroline Valeriano, coordenadora da unidade Simi/Fapemig, responsável pela execução do projeto.
Workshops
A Chamada Fapemig 01/2019 está disponível para consulta no site da Fundação https://fapemig.br/pt/dela/. As propostas devem ser enviadas até 10 de maio de 2019, por meio do link disponível na página.
O programa de formação empreendedora prevê conteúdo em modelo webinar, mentorias individuais e presencias e entrega de atividades. Ao longo do mês de abril, estão sendo realizados workshops em seis cidades mineiras a fim de divulgar o programa e esclarecer dúvidas. O primeiro foi realizado em Juiz de Fora, no dia 2. Na sequência, as atividades aconteceram em Viçosa (11), Lavras (16) e Belo Horizonte (23). No dia 25, foi a vez de Uberlândia, e no dia 30, Montes Claros.
Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Fapemig.
Redação: Centro de Comunicação da UFMG