Formandos de 1962 promovem encontro
29 de março de 2011
A turma de Medicina que comemora o 49º aniversário de formatura em 2011 antecipou o encontro tradicionalmente realizado em setembro, para comemorar o Centenário da Faculdade de Medicina nessa segunda-feira, 28. Desta vez, os amigos se reuniram no restaurante do campus Saúde.
Foi no final dos anos 70 que os ex-alunos se reuniram e resolveram formar um grupo com o nome de TURMED62. A turma de 1962 é composta por cerca de 25 ex-alunos e suas respectivas famílias.
Julio Weinberg, professor aposentado da Cátedra de Fisiologia, conta que inicialmente eram 54 alunos e este número só foi alcançado porque dois vestibulares foram realizados. “Oficialmente, seriam 60 alunos, mas mesmo com dois vestibulares não foi possível alcançar este número”, conta.
Para Nicomedes Ferreira, da turma de 1962, alguns fatores levaram ao desinteresse pelo curso naquela época. “Por causa do clima de revolução, muitos alunos desistiram de prestar vestibular”, diz. “Além disso, a cobrança do vestibular era bem maior do que nos dias de hoje”, completa.
Outra curiosidade da TURMED62 é que naquela época as formaturas eram feitas no dia 8 de dezembro. Mas por conta de uma greve, promovida pelos alunos em prol da representação discente na Congregação, a turma colou grau no dia 3 de janeiro de 1963. “A turma que é de 1962 se formou em 1963”, ironiza Julio Weinberg.