Francisco Campos profere palestra na Fiocruz
07 de junho de 2010
A Escola Nacional de Saúde pública (ENSP/Fiocruz) iniciou, nesta segunda-feira, 7, o Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com aula inaugural proferida pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e coordenador (licenciado) do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon), Francisco Eduardo Campos.
Segundo Francisco Campos, a questão dos recursos humanos para a saúde é uma das áreas mais importantes do sistema de saúde, pois lida diretamente com a capacitação profissional. “Não podemos apenas tratar da gestão de recursos humanos, temos que nos preocupar também com a gestão de material, de equipamentos, de unidades hospitalares mais complexas, de unidades de médio porte, ou seja, vivemos, na gestão, uma série de desafios muito importantes para o SUS, e este campo está se solidificando cada vez mais”, garante.
O curso
Durante o curso, os 30 alunos participantes analisarão as relações entre a política de saúde e as demais políticas públicas vigentes no país, discutirão a articulação entre trabalho, gestão e educação na saúde para gerar conhecimentos e produtos, estudarão as implicações das inovações tecnológicas na gestão do trabalho no campo da saúde, identificarão as formas de flexibilização da gestão pública e sua influência na vinculação dos recursos humanos e contribuirão, ainda, para o processo de reestruturação e formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde.
Mestrado une educação na saúde e gestão do trabalho
Lançado em maio de 2008, a primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde teve inicio em julho de 2008, com 30 alunos. O curso foi concluído em setembro de 2009 com um seminário que reuniu alunos, representantes do Ministério da Saúde, da ENSP, dos conselhos nacional e estadual de saúde e debateu a realidade da política de formação e de gestão de recursos humanos do país, além de ter possibilitado a troca de experiências. Na ocasião, foi lançado o livro Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: ação e reflexões, composto de textos de representantes do Departamento de Educação e Trabalho em Saúde e dos resumos de trabalhos dos 30 alunos participantes do curso. O prefácio do livro foi escrito por Francisco Eduardo Campos, e sua apresentação feita por Antônio Ivo de Carvalho. O livro, em pdf está disponível aqui.
Redação: Comunicação Nescon – 3409 9790. comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br.