Fundep apresenta nova gestão de projetos


06 de junho de 2022 - , ,


No auditório da Faculdade de Medicina, participantes das unidades centro reivindicaram a abertura de um escritório Fundep na região central de Belo Horizonte. Foto: Tacyana Arce.

Cerca de 200 coordenadores de projetos de pesquisa, ensino, extensão, cultura e desenvolvimento institucional apoiados pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) participaram na última quarta-feira (1) do Encontro Fundep com Coordenadores de Projetos. O objetivo do evento foi apresentar à comunidade acadêmica as mudanças que têm sido feitas na estrutura e nos processos da Fundação visando a melhoria da eficiência operacional dos processos de gestão. Entre os compromissos firmados estão o retorno dos analistas aos contatos dos coordenadores em um dia e a reabertura do posto da Praça de Serviços.

O encontro foi realizado em duas sessões, para facilitar o acesso de todos os coordenadores de projetos e contou com a participação de todos os gestores das áreas que integram a chamada gestão de ponta a ponta da Fundep. Na sessão realizada à tarde, no Centro de Atividades Didáticas 1, a reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida, destacou a importância do movimento de revisão dos seus processos feito pela Fundep ao mesmo tempo em que a Fundação lançou nova marca em que explicita seu vínculo com a UFMG.

“Como a maior das fundações de apoio da UFMG, é importante essa reconexão da Fundep com a Universidade. Há quase 50 anos a Fundep foi criada por professores da UFMG que precisavam desse tipo de organização para viabilizar a pesquisa, viabilizar a expansão da Universidade. As duas instituições cresceram, se consolidaram mutuamente. E agora, diante dos últimos golpes contra a Universidade, com os recursos cada vez mais escassos e um orçamento que retrocedeu aos patamares de 2008, a UFMG precisa ainda mais de uma Fundep excelente em gestão, para maximizar os resultados possíveis”

Afirmou Sandra Almeida, referindo-se aos sucessivos cortes no orçamento das universidades, o último dos quais anunciado em 27 de maior e contra o qual a UFMG já se manifestou.

O presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, explicou que a revisão dos processos foi iniciada após escuta ativa envolvendo 45 coordenadores de projetos realizada em outubro passado, quando foram detectadas insatisfações como demora ou ausência de retorno dos analistas de projetos aos contatos dos coordenadores, falta de clareza acerca de prazos  e procedimentos, além de alta rotatividade dos analistas. A demora nos processos de compras foi a principal crítica.

“Parte do descontentamento dos coordenadores com os prazos de compra está relacionada a alteração de prazos e normas legais que estão além da capacidade de gestão da Fundep. O maior atraso diz respeito à necessidade de revisão dos processos. Todo o time de Compras foi reestruturado, estão fazendo mutirões aos finais de semana para colocar o passivo em dia e nosso compromisso é resolver essa questão até o final de julho”, informou o professor Jaime Ramírez.

Escuta da comunidade

Na parte da manhã, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina e contando com representantes das unidades do Centro de Belo Horizonte, o evento foi aberto pelas diretoras das unidades do Campus Saúde – Alamanda Kfoury, da Faculdade de Medicina, e Sônia Soares, da Escola de Enfermagem – que, respectivamente, ressaltaram a importância da Fundep para cumprimento da missão da Universidade, em suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, e o apoio da Fundep na celebração de convênios e parcerias com o poder público, essenciais para garantir o atendimento à população e os campos de estágio para os estudantes.

Presente à sessão da sua unidade acadêmica, o pró-reitor de Pesquisa Fernando dos Reis ainda destacou a importância de ter uma fundação excelente e transparente na gestão dos recursos para a pesquisa, de modo a que o pesquisador possa se dedicar a conduzir a pesquisa buscando extrair os melhores resultados possíveis.

Em suas manifestações, os professores reafirmaram as demandas de maior celeridade na execução das compras, personalização do atendimento – com menor rotatividade de analistas e contatos mais frequente – e expuseram outras, como as elencadas pela professora Débora Malta, da Escola de Enfermagem. “O compromisso de retorno ao nosso contato em 24 horas é muito importante, mas seria igualmente importante que as agências financiadoras também recebam informação com agilidade. Muitas vezes os processos não andam porque a Fundep não retorna às demandas de esclarecimentos que elas fazem”, disse, fazendo também a reivindicação de que, a exemplo do que acontecerá na Praça de Serviços, seja reaberto um posto da Fundep no Campus Saúde.

Leia a reportagem completa no site da Fundep.


Assessoria de Comunicação Social da Fundep