Gastroenterite é contagiosa?
Estudo publicado em 2023 apontou que entre 2017 e 2021, foram registradas 2339 mortes por diarreia e gastroenterite no Brasil, com uma média de 467 casos por ano.
18 de junho de 2025 - gastroenterite, gastroenterologia, saúde com ciência, saúde gastrointestinal

A gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal, podendo estar localizada tanto nas paredes do estômago quanto nas alças intestinais. É como explica a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Carolina Lins.
“Especificamente, a gente vai comentar hoje sobre as gastroenterites infecciosas, porque são as mais importantes. Ou seja, uma inflamação causada por algum tipo de micro-organismo, que pode ser um vírus, uma bactéria, e por aí vai”, segue a professora. Ela segue explicando a diferença entre a gastrite e a gastroenterite. De acordo com Carolina Lins, a gastrite é um quadro crônico, tendo um tempo de evolução maior, e concentrada apenas no estômago.
Os sintomas são semelhantes, de acordo com ela, e envolvem vômito, dores abdominais, diarreia e, em certos casos, febre, náuseas e perda de apetite. Porém, a gastroenterite é uma doença aguda, possuindo um tempo delimitado e autolimitado, durando pouco tempo, normalmente menos de uma semana. Casos mais severos, no entanto, podem ultrapassar dez dias de duração.
“Então, quando a gente fala das gastroenterites infecciosas, a maior parte delas vai cair nas causas virais, para as quais a gente ainda não tem diagnóstico. Então, é muito complexo identificar os vírus, porque hoje a gente tem até ferramentas, que não são exames que são disponíveis de forma ampla. E a quantidade de vírus que podem causar esse quadro é enorme. Então, muitas vezes, por exemplo, até dentro de um vírus respiratório, pode haver sintomas intestinais, então na gripe, na covid, o paciente pode ter uma diarreia. Então o envolvimento do trato gastrointestinal pode acontecer, inclusive, dentro dessas outras condições. Mas, em geral, as gastroenterites infecciosas são causadas por vírus, a grande maioria, mas a gente tem também outros microrganismos, como, por exemplo, bactérias”.
Professora Carolina Lins
Contágio
De acordo com a professora Carolina Lins, a gastroenterite é contagiosa. “Ela pode ser transmitida de uma pessoa para a outra através da via que chamamos fecal-oral. É a contaminação oral através das fezes que estão contaminadas. Lembrando que as fezes podem contaminar o meio”, detalha.
Ela segue, dando o exemplo de uma mãe que, ao trocar as fraldas de um bebê com diarreia. “Se ela não higienizar bem as mãos, durante a troca de fraldas, ela vai se contaminar e posteriormente levar as mãos à boca, podendo se contaminar e contaminar o meio, porque ela vai preparar um alimento para o restante da família com as mãos contaminadas”, explica a professora. A transmissão através de gotículas de saliva também é possível, ainda de acordo com ela.
Ela finaliza, lembrando que os alimentos também podem ser contaminados durante o cultivo, através do uso de água contaminada ou da água utilizada no preparo. Por isso, a higienização não apenas das mãos, mas dos alimentos, é fundamental para a prevenção da gastroenterite.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência
No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre a gastroenterite. Entendemos os principais sintomas da doença e suas formas de contágio. Além disso, abordamos o diagnóstico, o tratamento e as principais estratégias de prevenção da gastroenterite.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.