Gravidez e covid-19: novos spots abordam os cuidados desde o pré-natal até o puerpério
Até o fim de agosto, o Ministério da Saúde registrou quase três mil casos confirmados de covid-19 em gestantes. No mesmo período, foram 155 mortes
03 de setembro de 2020
A gestação é um momento de medo e incertezas. Durante a pandemia do coronavírus, as perguntas são mais frequentes: de acordo com o Ministério da Saúde, gestantes com covid-19 têm 1,5 mais chance de ir para o CTI e 1,7 mais de precisar de ventilação mecânica que as outras mulheres. Por isso, o Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade produziu série de spots que abordam os cuidados de prevenção ao coronavírus antes, durante e pós-parto.
Os spots fazem parte da série “Coronavírus: Tudo o que você precisa saber”, que busca esclarecer em áudios curtos e dinâmicos aspectos relacionados à pandemia. Clique para ouvir
Em um dos áudios, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Ana Luiza Lunardi, explica que, durante a gestação, ocorrem alterações no sistema imunológico. Em outras doenças virais, como no caso do H1N1, grávidas podem apresentar um padrão de infecção mais grave e aumentar o risco de complicações. E, como ainda não dá para saber o comportamento do coronavírus, optou-se por incluir as grávidas como grupo de risco também para a covid-19.
“O que a gente vem observando é que, no Brasil, a mortalidade de grávidas e nas mulheres no pós-parto tem sido maior que no restante do mundo. Isso serve de alerta para que a gente realmente mantenha as grávidas e as puérperas no grupo de risco e que devem tem mais nossa atenção”
Para ajudar no cuidado das gestantes, a série de spots apresenta cuidados nas consultas no pré-natal, os cuidados na amamentação e até sobre visitas ao novo membro da família. Ouça aqui.
Hora do parto
O professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Gabriel Costa Osanan, ressalta que é importante procurar a maternidade na hora do parto. “O parto no ambiente hospitalar continua sendo o mais seguro para essas pacientes. As maternidades se organizaram para atender as gestantes assintomáticas em áreas diferentes daquelas com suspeitas de covid-19. Tudo isso para garantir a segurança das mães e dos seus filhos”, aponta.
Na série, também há uma avaliação sobre o risco de transmissão da covid-19 ainda no útero. Apesar de ainda não ser um consenso na comunidade científica, o professor Gabriel Osanan esclarece que pode sim existir o risco dessa transmissão no final da gravidez.
“Contudo, esse parece ser um evento raro e, na maioria das vezes, os recém-nascidos evoluem de uma forma favorável”
Como ouvir
Os áudios “Gravidez e covid-19” assim como todos os spots da série Coronavírus: Tudo o que você precisa saber, podem ser acessados na página do programa de rádio “Saúde com Ciência”, no SoundCloud e no Spotify.