Gripe Espanhola em BH é tema de evento online nesta sexta-feira
Videoconferência em parceria com Cememor aborda perspectiva histórica da Gripe Espanhola
17 de junho de 2020 - cemef, Cememor, gripe espanhola
A segunda edição do Cemef Convida Online ocorre às 14h desta sexta-feira, 19 de junho, com o tema “A Gripe Espanhola e a cidade de Belo Horizonte (1918): uma experiência de pesquisa nos acervos e coleções”. O evento é uma parceria entre o Centro de Memória da Medicina da UFMG (Cememor), o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer da UFMG (Cemef) e o Centro de Memória da Enfermagem da Universidade (Cemenf).
A convidada para discutir a temática é a professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, Anny Jackeline Torres Silveira, que também é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A videoconferência tem tradução simultânea em Libras, realizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI).
“O propósito é pensar esses eventos sanitários em perspectiva histórica. Refletir sobre as ações de homens e mulheres no tempo: que escolhas realizaram, como enfrentaram as circunstâncias, que saberes mobilizaram”, explica a coordenadora Acadêmica do Cemef, Meily Assbú Linhales.
De acordo com ela, o evento também visa problematizar os acervos históricos que guardam essas histórias e memórias, tornando sempre ativa a reflexão sobre a preservação patrimonial. “Vivemos tempos graves de apagamento e de descaso em relação aos vestígios do passado”, afirma.
Devido ao distanciamento social, o Cemef Convida Online ocorre no formato de videoconferência, na plataforma Zoom e é aberto ao público, com emissão de certificado aos participantes.
Clique aqui para participar do evento.