Grupo apresentou cantigas de roda da cultura mineira no campus Saúde

26 de junho de 2015

IMG_3324Canções adultas e infantis embalaram a apresentação de ciranda do grupo Ciranda de Minas, formado por participantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Campus Saúde da UFMG (Afamed), na segunda edição do projeto Quinta Cultural, no campus Saúde da UFMG. Ao som das cantigas de roda alunos, funcionários e visitantes do campus tiveram um momento de descontração para relembrar a cultura folclórica mineira.

Na plateia, as alunas do curso de Fisioterapia da UFMG, Daisy e Jéssica, gostaram da chance de dar um intervalo na rotina do dia-a-dia. “É um ótimo momento pra descansar um pouco a mente e alegrar o dia”, disse Jéssica. Para Daisy, o momento também proporciona o contato com uma cultura diferente da sua. “Além de esquecer as preocupações do momento, é uma oportunidade de ver alguma coisa diferente, uma cultura que não temos muito contato”, afirmou.

O evento atraiu, também, visitantes que vieram assistir a apresentação do grupo. Dona Terezinha, irmã de uma das integrantes do Ciranda de Minas, veio ao campus prestigiar a familiar. “É muito bacana minha irmã ter esse empenho, porque normalmente a gente só vê isso pela televisão e fica pensando como deve ser gostoso participar. A apresentação ficou muito bonita”, comentou.

No repertório, cantigas como “Ciranda Cirandinha” e “Peixe vivo” foram lembradas. A idealizadora do grupo, Maria das Graças Waldomiro, conta que, apesar do nervosismo, a apresentação atingiu as expectativas do grupo. “Foi a nossa estreia e estávamos ensaiando desde março, então eu achei excelente”, comemorou. “A nossa intenção é mostrar a cultura de Minas Gerais, pois infelizmente essas cantigas de roda acabam se perdendo. Então o que queríamos era resgatar isso na memória afetiva das pessoas”, afirmou Maria das Graças.

O grupo Ciranda de Minas irá realizar outra apresentação no dia 29 de junho, na ala pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG e, segundo Maria das Graças, o grupo está aberto a novos convites.

Quinta Cultural
A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) promove, no campus Saúde da UFMG, uma atração cultural gratuita e aberta ao público, às 12h30, sempre na última quinta-feira do mês.

O Projeto Quinta Cultural é realizado em parceria com a coordenação do campus Saúde e Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG e oferece espetáculos de música, dança, teatro e outros no espaço do campus.