Grupo de estudo debate relação com o tempo em encontro aberto
31 de outubro de 2014
*Notícia atualizada 04/11/2014, às 8h20.
O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG Claudemir Aguilar é o convidado para a próxima reunião do Grupo de Estudos do Núcleo Avançado de Saúde, Ciência e Espiritualidade (Nasce), na quarta-feira, 5 de novembro, às 19h15, na sala 22 da Faculdade.
O encontro é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrições prévias. A discussão irá tratar dos conceitos de tempo linear, a experiência de nosso dia a dia, que pode ser segmentado em passado, futuro e presente, que gera ansiedade e como resultado doenças. Em seguida o conceito de tempo não-linear, um estado atemporal, onde a pressa e o estresse auto-induzido estão ausentes.
Segundo o professor Claudemir, trata-se de um estado de consciência descrito por místicos em que se propõe viver a maior parte do tempo no chamado “eterno agora”, e, propõe-se uma possibilidade de se alcançar este estado no qual a fisiologia do organismo pode ser alterada através de técnicas (terapias de consciência) que levam em consideração a espiritualidade, restaurando e promovendo a saúde.
O professor Rubens Tavares, coordenador do grupo, recomenda a leitura prévia disponível neste link para os interessados em comparecer ao encontro.
Reuniões e ACGC
A última reunião do Nasce neste ano será no dia 19 de novembro, na mesma sala e horário. O tema “A religiosidade no envelhecer” será abordado pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Rogério Beato.
As reuniões são quinzenais e abertas a estudantes, profissionais da saúde e demais interessados. Para alunos, a participação nas reuniões contabiliza horas que, acumuladas no grupo, podem ser convertidas em Atividades Complementares Geradoras de Crédito.
Mais informações: pelo email nasce.ufmg@yahoo.com.br ou acesse o blog do Nasce.