Grupo de estudos convoca alunos de Medicina para discutirem conteúdos do curso

15 de março de 2016

O Grupo de Estudos em Didática Aplicados à Medicina (Gedaam) busca oferecer um suporte aos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG, empregando diferentes técnicas de estudo para abordar os conteúdos do curso. Neste semestre, dez turmas se reunirão de segunda a sexta, coordenadas pelos estudantes veteranos que estão há mais tempo no Gedaam.

Além de técnicas de análise, conexão, concentração e memorização, o grupo apresenta casos clínicos aos participantes, a serem resolvidos de acordo com a teoria aprendida em sala de aula. Assim, tem como objetivo diminuir a distância entre o plano teórico do conhecimento e sua finalidade prática. Criado no fim de 2013, o Gedaam tem como fundador e atual presidente Diego Lacerda, professor convidado do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante de Medicina (Napem) da Faculdade.

Lacerda conta que o projeto surgiu das dificuldades que ele e alguns colegas sentiram ao estudarem sozinhos durante o percurso acadêmico, uma vez que a formação dos estudantes de Medicina é heterogênea. “Cada aluno tem experiências, professores e modos de aprendizagem diferentes. Sem experiência e maturidade para estudar sozinho, o aluno pode ser prejudicado. No Gedaam, técnicas de estudos podem ser discutidas e aprimoradas, de acordo com cada necessidade”, ressalta o médico.

Para se inscrever, é necessário informar nome completo, período, número de matrícula, contato telefônico e duas opções de turma por ordem de preferência. O estudante interessado deve enviar os dados para coordenacaogedaam@gmail.com.

Confira os horários e coordenadores de cada turma aqui.