Guimarães Rosa e a medicina: aula aberta une arte e ensino na área da saúde


17 de setembro de 2018


“O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando”.

E de pessoas e modos de vida, o médico e escritor Guimarães Rosa, autor da frase acima, parecia entender bem. Tanto que reuniu em sua obra diferentes saberes e formas de pensar, levando um pouco de vida e de cura para seus pacientes e leitores. Para seguir os passos do médico e usar a arte como ferramenta para sensibilizar sobre o cuidado com o outro, será realizada nesta quinta-feira, 20 de setembro, a aula “Guimarães Rosa e a medicina”, na Faculdade de Medicina.

Guimarães Rosa se graduou na Faculdade de Medicina da UFMG, em 1930.

A aula é aberta a todos os interessados e faz parte da disciplina optativa “Arte e ensino-aprendizagem em medicina: sensibilização na arte de cuidar”, ofertada pelo Departamento de Clínica Médica.

O convidado para ministrar a aula é o admirador e estudioso da obra de Guimarães, professor Luiz Otávio Savassi Rocha, aposentado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

O encontro será das 18h às 19h30, na sala 138 da Faculdade.

Arte e medicina

A disciplina tem como objetivo sensibilizar, por meio da arte, os profissionais da área da saúde e estudantes de medicina para a relação humanizada entre médico e paciente.

“A disciplina tem tentado fazer um elo entre a arte e a área da saúde. Na última palestra, convidamos professores da Escola de Belas Artes, por exemplo, e pretendemos expor o material produzido pelos alunos na Faculdade”, conta a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Luciana Diniz Silva, uma das responsáveis pela disciplina.