HC realiza simpósio de inovação em cardiologia
26 de junho de 2014
Na noite de hoje, dia 26, o Hospital das Clínicas (HC/UFMG) realiza o seu 1º Simpósio de Inovação do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, em que serão abordados os avanços da última década relacionados ao serviço.
Organizado por Antonio Luiz Pinho Ribeiro, diretor geral do HC/UFMG, e pelo professor Bruno Ramos Nascimento, o evento acontece às 18h no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia, no 2º andar, e é aberto ao público.
No encontro serão apresentados os resultados do estudo PARACHUTE for Chagas, primeiro em humanos sobre um dispositivo implantado no coração para melhorar a função cardíaca e prognóstico cardiovascular nesta enfermidade.
O evento ocorre em parceria com o programa Ciência Sem Fronteiras e contará com um palestrante internacional, o professor Marco Aurélio Costa, do Serviço de Hemodinâmica da Case Western Reserve University, Case Medical Center, de Cleveland, Estados Unidos.
Também estão previstas palestras com o professor Juan Mejia, do Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital Messejana, de Fortaleza, de cardiologistas do HC/UFMG e dos organizadores, que vão apresentar os resultados de transplantes cardíacos feitos no hospital e experiências sobre dispositivos de assistência ventricular artificial.
O dispositivo PARACHUTE já foi utilizado em cardiopatias de outras etiologias, principalmente a isquêmica e, em breve, será testado no HC/UFMG, em parceria com a Universidade de São Pulo, na doença de Chagas.
(Com assessoria do Hospital das Clínicas e Centro de Comunicação da UFMG)