HC-UFMG oferece 273 vagas para Programas de Residência Médica

Seleção será realizada por meio do Exame Nacional das Residências (Enare), com data prevista para 29 de outubro


22 de agosto de 2023 - , ,


Foto: Divulgação / HC – UFMG

Com inscrições abertas no período de 23 de agosto a 14 de setembro, o Exame Nacional de Residência (Enare) de 2023 oferta um total de 708 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) nos hospitais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh). Dessas vagas, 273 estão destinadas para o Hospital das Clínicas da UFMG e há mais 435 vagas em outros hospitais da região sudeste.

A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, está prevista para 29 de outubro. Todos os editais e informações completas estão disponíveis no site do Enare (https://enare.ebserh.gov.br/).

Minas Gerais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte, tem 236 vagas para Residência Médica, sendo cinco delas reservadas para profissionais vinculados ao Serviço Militar. Ao todo, são credenciados 64 Programas.  Para a Residência Multiprofissional, o HC-UFMG oferece 35 vagas em Saúde de Atenção ao Idoso, Atenção Cardiovascular, Cuidados Humanizados à Criança e ao Adolescente nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. Já a Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial são duas vagas destinadas a profissionais da Odontologia.

No Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em conjunto com as Unidades de Saúde do Município de Uberaba, são nove vagas para a Residência Multiprofissional e sete vagas para dois programas de Residência Uniprofissional de Enfermagem: cinco vagas para a área de concentração Adulto Crítico – Urgência/Trauma, e duas vagas na área de concentração Atenção à Saúde da Criança – Neonatologia.

Já o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), são 55 vagas para Residência Multiprofissional e três vagas para a Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, para profissionais da Odontologia.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) oferece 74 vagas para Residência Médica, sendo duas reservadas ao Serviço Militar. Para Residência Multiprofissional, são 40 vagas no HU-UFJF e quatro vagas para a Residência Uniprofissional em Farmácia.

O total de vagas para os Programas de Residência em hospitais da Rede Ebserh em Minas Gerais é de 465.

Rio de Janeiro

Localizado em Niterói, o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) tem 110 vagas para o Programa de Residência Médica, sendo cinco dessas vagas reservadas para o Serviço Militar. Já para a Residência Multiprofissional, o Huap-UFF oferece 22 vagas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio) oferece 87 vagas para Residência Médica e 14 vagas para Residência Multiprofissional.

No total, são 233 vagas para os Programas de Residência nos hospitais vinculados à Rede Ebserh no Rio de Janeiro.

São Paulo

No Estado de São Paulo, apenas o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) integra a Rede Ebserh. Pelo Enare 2023, são ofertadas dez vagas para o Programa de Residência Médica, distribuídas nas áreas de Clínica Médica (quatro vagas), Medicina de Família e Comunidade (2 vagas) e Pediatria (4 vagas).

Outras instituições

Em toda a Região Sudeste, o Enare 2023 oferece um total de 2.333 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional), sendo que, entre as vagas dos Programas de Residência Médica, 39 estão reservadas para profissionais ligados ao Serviço Militar.

Além dos hospitais vinculados à Rede Ebserh, também oferecem vagas no Enare 2023: Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, Universidade Nove de Julho – Campus Bauru, Associação Educacional Nove de Julho, Prefeitura Municipal de Sorocaba e Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos, em SP; Hospital Alcides Carneiro, Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Federal Cardoso Fontes, Hospital Federal da Lagoa, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal de Ipanema, Hospital Federal do Andaraí, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital Geral de Nova Iguaçu, Associação Congregação de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, Hospital Central do Exército e Instituto Nacional de Traumato Ortopedia Jamil Haddad, no RJ; Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde e Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos no ES; Hospital João XXIII, Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Fundação Instituto Clínico Juiz de Fora, Universidade Estadual de Montes Claros, Hospital Regional Antônio Dias, Hospital Alberto Cavalcanti, Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Hospital Júlia Kubitschek, Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, Hospital Regional João Penido, Hospital Eduardo de Menezes, Maternidade Odete Valadares, Fundo Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Ipatinga, Prefeitura de Juiz de Fora – UBSs, Rede de Atenção à Saúde do Município de Coração de Jesus, Rede de Atenção à Saúde do Município de Janaúba, Rede de Atenção à Saúde do Município de Januária, Rede de Atenção à Saúde do Município de Montes Claros, Rede de Atenção à Saúde do Município de Pirapora, Rede de Atenção à Saúde do Município de Salinas, Rede de Atenção à Saúde do Município de Taiobeiras, Hospital Risoleta Tolentino Neves, Hospital Maria Amélia Lins, Hospital Infantil João Paulo II, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, Instituto Raul Soares, Centro Psíquico da Adolescência e Infância, Fundação Instituto Clínico de Juiz de Fora, Instituto Oncológico, Escola de Enfermagem da UFMG e Hospital Sofia Feldman em MG.

Rede Ebserh

Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro destaca que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comenta.

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia, e a chance do aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirma.


Unidade de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh